Diversidade de atividades dá o tom à Semana Acadêmica na UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 24 de setembro de 2012 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Com uma programação extensa e diversificada, abriu na manhã desta segunda-feira (24) a 2ª Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As atividades seguem até sábado (29) e abrangem as áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Conforme a equipe organizadora, cerca de 340 pessoas estão inscritas no evento, que nesta edição tem como tema 'Energias'.

A estudante do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Jéssica Mulinari, representou os discentes no evento de abertura da Semana Acadêmica, realizada no auditório da UFFS – Campus Erechim. Segundo ela, a atividade é “uma ótima oportunidade de expandir conhecimentos já adquiridos e de conhecer novas realidades, de outras instituições, universidades, cursos e também de outros estudantes”.

O coordenador do evento, professor Anderson Genro Alves Ribeiro, destacou a diversidade da programação na edição deste ano da Semana Acadêmica. “Não contentes com o sucesso inegável da primeira Semana Acadêmica, que ocorreu no ano passado, onde tivemos 38 atividades realizadas, este ano nós fomos um pouquinho mais ambicioso, vamos realizar 52 atividades, um aumento significativo”, explanou.

Ele lembrou que, além de palestras, minicursos e oficinas, atividades que transcendem a área do ensino estão programadas. “Querendo mostrar que a Semana Acadêmica não integra apenas atividades de ensino, nós também estaremos realizando atividades de extensão, cultura e pesquisa”, disse.

Integrando os eventos da Semana Acadêmica será realizada a Gincana de Projetos “Reformulando o espaço escolar”. “Será um concurso de ideias destinado a premiar duas propostas para o espaço da escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato, no município de Paulo Bento”, afirmou Ribeiro. A gincana é multidisciplinar e os projetos terão que contemplar as três áreas relacionadas com os cursos promotores da Semana Acadêmica.

Além disso, acontecerão mostras de trabalhos acadêmicos, com apresentações orais e de pôsteres, e a Semana Cultural, que é uma novidade. “Serão apresentados três documentários, seguidos de discussão, nas noites de terça, quarta e quinta-feira, a partir das 18h, no Leprechaun Pub. Na sexta-feira, haverá uma mesa-redonda no ateliê localizado na UFFS”, informou. Conforme a equipe organizadora da Semana Acadêmica, as atividades da Semana Cultural são abertas a todos os interessados.

Momento institucional

O diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, destacou o protagonismo da comunidade acadêmica na construção da programação, especialmente dos estudantes. “Este evento registra um momento de salto de qualidade na nossa instituição, reúne muita gente, de muitos lugares, teremos uma sequência de reflexões, de debates, a presença de estudiosos de vários lugares adensando, agregando qualidade à nossa vida acadêmica, à nossa formação, à formação da nossa universidade”, afirmou.

Em referência ao aniversário da UFFS, que em setembro comemora três anos, Benoni falou dos desafios advindos desse início de história institucional. “Nós temos que formar boas bases, nós temos que oferecer, e buscar, aquilo que de melhor existe para começarmos bem a instituição, fazer um evento como este talvez marque isso”, declarou.

A programação completa da Semana Acadêmica, que é promovida pelos diretórios acadêmicos dos cursos, com apoio dos docentes e institucional, pode ser consultada no blog do evento.