Escolas de Paulo Bento têm muros pintados pelo Grupo Viver AU da UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 04 de abril de 2012 13h04min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

O Grupo Viver AU, ligado ao projeto de extensão “Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizou, nos últimos dias, mais uma atividade do “Projeto Muros”.

Ao longo do mês de março, o Grupo formado por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenado pelo professor, Murad Jorge Mussi Vaz, trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Bento. O município disponibilizou o material necessário e os muros da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz e da Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato para que o grupo pudesse pintá-los tendo como base discussões sobre arte pública.

O trabalho levou em consideração o cotidiano das crianças que frequentam as duas escolas. O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e participante do Grupo Viver AU, Rafael Kalinoski, explica que este processo de reflexão, antes de iniciar a intervenção, permitiu ao grupo um entendimento sobre a arte pública aplicada à realidade, de modo a desenvolver a capacidade de observar e analisar criteriosamente as condições de um local antes de nele intervir. Além de oferecerem dados que subsidiaram o processo de criação da arte, as crianças também foram estimuladas a colaborar na pintura dos muros que fazem parte do ambiente escolar.

Projeto

O “Projeto Muros” teve início no final de 2011 quando o Grupo Viver AU realizou a pintura de um painel na Obra Promocional Santa Marta, em Erechim. Segundo o coordenador do projeto, o amadurecimento e a reflexão do papel do arquiteto e urbanista advém da prática profissional consciente e da interface com as comunidades que compõem a cidade contemporânea. As atividades foram desenvolvidas a partir de estudos teóricos prévios que culminaram em atividades práticas. “Para os próximos meses o grupo pretende continuar se dedicando à arte pública e ao estudo da arquitetura moderna”, explicou Murad.

Atividades

Em outra atividade, o Grupo arrecadou doces e montou dezenas de cestas de Páscoa que foram entregues, nesta semana, à Obra Recriando a Vida, que atende cerca de 45 crianças no Bairro Presidente Vargas, em Erechim. Tal atividade contemplou também o desenvolvimento de diversas embalagens, até que uma pudesse ser escolhida por todo o grupo, exercitando o processo criativo.

As atividades do Grupo Viver AU podem ser acompanhadas através do blog www.viverau.blogspot.com ou através do Facebok (www.facebook.com/ViverAu).