Estudantes do Campus Erechim conhecem Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Publicado em: 26 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Visitas a obras de diferentes períodos da arquitetura brasileira e à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) integraram as atividades da disciplina Viagem de Estudos I, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A viagem aconteceu de 18 a 21 de junho, com o acompanhamento dos professores Andréia Saugo (que ministrou a disciplina), Nauíra Zanardo Zanin e Murad Jorge Mussi Vaz.

Na FAU, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o canteiro experimental e de dialogar com o professor da USP Reginaldo Ronconi sobre as possibilidades e a prática desse laboratório. De acordo com Andréia, outro aspecto importante “contemplou a vivência de espaços arquitetônicos e urbanos, incluindo a visitação de grandes estruturas”. O grupo conheceu obras consolidadas da arquitetura Modernista e Pós-Moderna Brasileira, entre elas o Sesc Pompéia, o Memorial da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca (museu de artes visuais) e o Parque do Ibirapuera.

No Centro Histórico da cidade os acadêmicos puderam observar diferentes momentos da arquitetura nacional e a evolução das técnicas construtivas. Conforme os professores organizadores, a viagem possibilitou um panorama geral de diversos estilos arquitetônicos, intervenções urbanas e o reconhecimento do homem como agente social construtor da cidade. Para eles, o intercâmbio entre instituições é fundamental para a consolidação do conhecimento construído a partir da prática experimental.