Evento do curso de História socializa experiências dos acadêmicos em estágios
Seminário teve ainda aula aberta com professores da rede pública

Publicado em: 14 de julho de 2023 09h07min / Atualizado em: 14 de julho de 2023 11h07min

O curso de licenciatura em História da UFFS – Campus Erechim promoveu, no dia 13 de julho, um seminário para a socialização das experiências dos estágios de regência no ensino fundamental do semestre 2023.1. O evento foi realizado no Laboratório de Docência.

Antes da apresentação dos trabalhos, ocorreu uma aula aberta com o tema “A docência em História na educação pública do Alto Uruguai gaúcho: reflexões sobre a prática”, ministrada por Andréia Terezinha Kaminscki Paida e Darlan Francisco Soares. Andréia é professora na Escola Estadual Professora Helvética Rotta Magnabosco e mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS. Darlan é professor no Colégio Estadual Mário Quintana (Barão de Cotegipe), egresso do curso de História e especialista em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar pela UFFS. Ambos trataram de suas vivências e atividades nas escolas em que trabalham, abordando reflexões sobre a formação de professores de História no ensino superior por meio dos estágios curriculares supervisionados.

Depois da palestra, os acadêmicos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, ministrada pelo professor Halferd Carlos Ribeiro Júnior, puderam expor o desenvolvimento de seus planejamentos e analisar as suas regências.

O estudante Welisson Bernardi, estagiário na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Agostinho (Erechim), tratou do uso de recursos audiovisuais para o ensino de história por meio do trabalho “Nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial: fotografia e cinema no estágio de regência em História”.

As graduandas Alessandra Remussi e Vitória Costa dos Reis relataram a diversidade de estratégias que utilizaram, como músicas e vídeos, para a atuação com diferentes tumas da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau (Erechim). A apresentação teve o título “Experiências do estágio de regência em História nos anos finais do Ensino Fundamental: contradições, desafios e possibilidades”.

O acadêmico Guilherme José Schons socializou o trabalho “Guerra e paz no estágio de regência em História: fabulações críticas por uma educação a contrapelo”, em que se apropriou de autores como Isabel Barca, Paulo Freire, Saidiya Hartman e Walter Benjamin para, diante do tema da Primeira Guerra Mundial, interpelar a violência presente no cenário vivenciado pelos educandos, bem como produzir histórias, textos e materiais comprometidos com a sensibilidade para a apreensão do horror do conflito e do sofrimento das vítimas. O estágio foi desenvolvido no Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali (Erechim).

Já Ana Paula Giacomel, em “A condensação dos livros didáticos na disciplina de História do sétimo ano do Ensino Fundamental”, abordou, em estágio no Colégio Estadual Mário Quintana (Barão de Cotegipe), a história medieval e o feudalismo. A estudante apontou a utilização de vídeos em suas sequências didáticas, assim como fez uma investigação nos livros didáticos disponíveis na instituição.

Emanuele Saurin, estagiária na Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Issler (Erechim) tratou de “Cultura pop, Guerra Fria e educação: possibilidades a partir do estágio de regência em História nos anos finais do Ensino Fundamental”. Para ensinar sobre Guerra Fria, a graduanda recorreu a quadrinhos e músicas, por exemplo, no sentido de pesquisar com os educandos a respeito do imaginário estadunidense e da produção do medo em relação ao bloco socialista.

Gabriela Fiebig descreveu o seu estágio sobre história antiga, em especial civilização grega, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso (Erechim), em que foi possível buscar relações entre o conteúdo e o presente dos alunos.

Além disso, o mestrando Caio Afonso da Silva Britto, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS, compartilhou o trabalho “O estágio de docência da pós-graduação: reflexões sobre ensinar História”. Ao longo do semestre, enquanto bolsista do PPGICH, ele interveio na disciplina de Ensino de História II do curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrada pelo professor Halferd.

Os participantes avaliaram a atividade como muito positiva em prol da criação de espaços para o diálogo no campo do ensino de história e pelo fortalecimento da divulgação do trabalho desenvolvido nas escolas por todos os estudantes matriculados na disciplina. A equipe organizadora, composta pelo professor Halferd e os acadêmicos, entende também que o evento foi uma oportunidade para reafirmar os estágios como espaço de expressão do tripé que caracteriza a universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Em breve, os textos dos trabalhos apresentados serão publicados no Portal de Eventos da UFFS.

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