Publicado em: 16 de novembro de 2023 09h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2023 10h11min
Mais de 200 pessoas participaram, entre os dias 8 e 10 de novembro, do IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, na UFFS - Campus Erechim.
Além da UFFS, o evento foi promovido, de forma híbrida, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM).
A coordenadora do evento, professora Adriana Salete Loss, relata o que ficou mais evidente entre os pesquisadores que participaram das seis mesas temáticas do seminário:
- A necessidade de construirmos urgentemente mecanismos de inclusão no Ensino Superior, na perspectiva do acolhimento, do respeito às diferenças, do querer aprender com o outro em suas diferenças, do não querer igualdade nas diferenças;
- Que Ensino Superior da contemporaneidade necessita romper com os muros medievais que ainda estruturam as dimensões administrativas, curriculares e pedagógicas;
- A necessidade de construir uma proposta de Ensino Superior em que não haja a divisão entre conhecimento científico e conhecimento popular, entre razão e emoção. Universidade como espaço para humanizar, incluir e transformar.
Adriana Loss, Cherlei Cohan, Sandra Pierozan e Joviles Trevisol durante a solenidade de abertura do evento
Adriana prefere não fazer comparações sobre semelhanças e discrepâncias entre Brasil, Argentina e Portugal no que se refere à inclusão no Ensino Superior.
- Cada território tem suas especificidades sociais, culturais, políticas e educacionais. É importante destacar que a universidade do contexto brasileiro é jovem em comparação à universidade da Argentina e de Portugal. As pesquisas apresentadas pelos investigadores dos diferentes países revelam que há muito a ser feito para a construção de uma universidade que corresponda às demandas da contemporaneidade. A inclusão no Ensino Superior é uma utopia que mobiliza investigadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras em prol da humanização e da transformação da sociedade – diz.
Seminário internacional ocorreu de forma híbrida
Além de socializar pesquisas desenvolvidas sobre o tema, o objetivo do Seminário foi de ampliar o debate acerca das políticas nacionais e internacionais de inclusão no Ensino Superior, e contribuir com a humanização das relações humanas e das práticas pedagógicas e formativas nos diferentes contextos da sociedade, especialmente na formação de professores e educadores.
A quinta edição do Seminário será realizada na UNaM de El Dorado, Argentina, de 6 a 8 de novembro de 2024, também na modalidade híbrida.
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