Fórum das Licenciaturas realiza atividade no dia 4 de abril
Palestra com o professor Jerônimo Sartori ocorre às 19h30

Publicado em: 03 de abril de 2023 11h04min / Atualizado em: 03 de abril de 2023 15h04min

Como parte das atividades do Fórum das Licenciaturas da UFFS, será realizada, no dia 4 de abril, uma palestra com o professor Jerônimo Sartori, no Campus Erechim, com o título “Formação de professores: das políticas às perspectivas da UFFS”. O evento ocorrerá às 19h30, no auditório do Bloco A, sendo aberto a discentes dos cursos de licenciatura e das pós-graduações na área da educação, docentes que atuam nas licenciaturas, servidores técnico-administrativos em educação e integrantes da Educação Básica pública regional.

O encontro será também um momento de reflexão da síntese dos grupos de trabalho (GTs) do Campus Erechim que atuam na avaliação da Política Institucional de Formação de Professores e Licenciaturas. Na ocasião, haverá também a definição dos delegados dos diferentes segmentos que representarão o Campus na Plenária Multicampi, prevista para os dias 14 e 15 de junho.

Desde o ano passado, diversas atividades do Fórum das Licenciaturas já ocorreram no Campus Erechim. Na plenária de abertura, a comissão local do Fórum apresentou os objetivos da Conferência das Licenciaturas, o regimento e o cronograma elaborado. Foram organizados os GTs contemplando os eixos temáticos para avaliação da Política Institucional e, também, ocorreu uma palestra com a professora Maria Silvia Cristofoli sobre as mudanças propostas pela BNC Formação (Res. CNE/CP nº 02/2019).

Confira abaixo os objetivos de cada um dos GTs:

GT1: Avaliar as atividades formativas que contemplem as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Curriculares Supervisionados e os Trabalhos de Conclusão de Curso;

GT2: Avaliar a presença nos currículos e a necessidade de fortalecimento das temáticas relativas à educação para os direitos humanos, inclusão, relações étnico-raciais e educação ambiental;

GT3: Avaliar a política de ingresso de permanência dos estudantes nos cursos de licenciaturas e elaborar ações propositivas frente ao diagnóstico situacional dos cursos de licenciaturas no contexto (interno e externo) atual;

GT4: Avaliar o papel estratégico e o formato dos programas: PIBID, RP, PET, monitoria, Grupos de estudos e pesquisas, PIBIC na articulação com a formação de professores e a Educação Básica;

GT5: Discutir a implementação das atividades de pesquisa e de extensão e cultura nos currículos de graduação da UFFS e a forma de sua incorporação nos PPCs das Licenciaturas em consonância com as políticas institucionais; e

GT6: Avaliar a política de alternância, acesso e permanência, carreira, currículo, a dimensão da vida e do trabalho e os fundamentos históricos e políticos da educação do campo e da educação indígena.

Como resultado do trabalho de cada GT, foi produzido um texto síntese com as avaliações e proposições para qualificar a temática estudada, contemplando a avaliação da Política Institucional; posicionamento frente as mudanças propostas pela Resolução CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação); considerações sobre a temática estudada no GT e proposições de como contemplá-la na política e nas ações dos cursos de licenciatura da UFFS. O texto foi apresentado e aprovado na plenária final local.