Fórum dos Dirigentes das IES da região tem sua primeira audiência pública

Publicado em: 10 de outubro de 2011 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

O Fórum de Dirigentes das Instituições de Educação Superior (IES) da Região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU/RS) esteve reunido, na última sexta-feira (7), com os secretários de educação e diretores de escolas de ensino médio da região. Esta foi a primeira audiência pública desde que o Fórum foi criado, em abril deste ano.

O tema do encontro, realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Erechim, foi “Educação Superior: cenários e expectativas para a Região da AMAU/RS” e fez parte da programação da XIV Feira do Livro de Erechim.

 O encontro serviu para abrir uma agenda de debates com outros fóruns e espaços organizados de representações que já têm um acúmulo de discussões e diagnósticos em suas áreas de atuação como prefeitos, secretários de educação, empresários e movimentos sociais.

O principal objetivo do Fórum, que já realizou diversas reuniões ao longo de 2011, é promover diálogo entre as IES no intuito de gerar políticas e ações de cada uma das instituições e do conjunto delas para ampliar a qualidade, a quantidade e a pertinência social da oferta de educação superior na região. Também são objetivos do Fórum produzir diagnósticos e formular referenciais para o planejamento da educação superior regional, promover articulação entre as IES para identificar ações de cooperação no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, além de coordenar ações visando maior representatividade política das IES da região.

O Fórum

O Fórum das Instituições de Educação Superior (IES) da região Alto Uruguai, criado em 26 de abril de 2011, é resultado de um ano de diálogos entre os dirigentes das IES da Região Alto Uruguai. Participam do Fórum a coordenadora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Thaís Janaina Wenczenovicz, o diretor da Universidade Regional Integrada (URI), Paulo José Sponchiado, o vice-diretor da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), Jones Soares, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), Flávio Carlos Barro, a coordenadora da Faculdade Educacional da Lapa – Pólo de Erechim (FAEL), Francieli Taufer, o diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim, Sérgio Wesner Viana, a diretoras do IFRS Campus Sertão, Viviane Silva Ramos, e o diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva. O Fórum possui uma agenda de reuniões itinerantes e mensais.