Grafite será tema de palestra no Campus Erechim

Publicado em: 03 de dezembro de 2012 13h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 13h01min

O projeto Altissonâncias, vinculado ao programa de extensão Sinestésicos: arte, cultura e comportamentos altissonantes, promove na próxima quinta-feira (6) uma palestra com a artista plástica de Erechim, Val Schneider. O tema será o grafite.

Foram abertas 30 vagas para interessados em participar, e as inscrições podem ser feitas por meio de contato com a coordenadora do projeto, professora Alessandra Avila Martins, via e-mail: alessandra.martins@uffs.edu.br. A atividade é aberta para as comunidades acadêmica e externa.

A palestra será realizada entre as 14h e as 16h, no Ateliê de Arquitetura. O período de inscrições vai até o meio-dia de quinta-feira (6).

Arte em tons leves

A artista plástica Val Schneider nasceu em Curitiba e hoje reside em Erechim. Conforme ela mesma relata, desde criança se interessa por criação, moda design, arte e tudo que se pareça com isso. “Sempre desenhei, nem sei como é não fazer isso”, conta.

Durante muitos anos trabalhou com moda, além de ter feito teatro, figurinos, escrever roteiros. Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). “A moda é uma profissão que sempre amei, mas ser artista era uma necessidade, não apenas um sonho. Há dois anos comecei finalmente. Voltei a estudar arte, pintar, fotografar, ilustrar e desenvolver minha linguagem”, explica Val.

Sobre os temas do seu trabalho ela relata: “Passeio pelo universo infantil, pela delicadeza, suavidade. Pelo feminino e decorativo. Minha pintura é simples. Uma janela com uma versão das minhas experiências. Sem nenhuma grande pretensão, apenas a de continuar a obter as imagens que estão dentro de mim”, diz.