Inclusão no Ensino Superior é tema de palestra na UFFS

Publicado em: 15 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

"Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior: vivências, desafios e perspectivas” é o título da palestra que será proferida no dia 19 de setembro, próxima segunda-feira, às 14h30min, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim.

O evento é aberto a comunidade externa e será transmitido por videoconferência aos demais campi (Chapecó/SC, Cerro Largo/RS, Laranjeiras do Sul e Realeza/PR). Tem como objetivo fomentar o debate em relação à inclusão e acessibilidade, temas atuais e que demandam também das universidades uma atenção especial. A UFFS possui estudantes matriculados com diversas necessidades especiais, nos seus cinco campi, e esse fato exige uma preparação institucional, que está sendo construída.

A palestra será proferida pela professora Nara Joyce Wellausen Vieira, professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial noturno no Centro de Educação. É também presidente da Comissão de Acessibilidade e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades/Superdotação, na Universidade Federal de Santa Maria, além de sócia fundadora do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD, e sócia e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação (AGAAHSD), portanto, com ampla experiência e pesquisa nessas áreas.

Segundo o pedagogo da UFFS Campus Erechim, Marcelo Ronsoni, “essa discussão é fundamental, pois uma universidade pública e popular necessita reunir condições para o apoio a todos os seus estudantes, privilegiando um ensino superior de qualidade e inclusivo”.