Materiais didáticos produzidos por acadêmicos são expostos no Campus Erechim

Publicado em: 12 de junho de 2012 13h06min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Depois de estudarem, durante o último semestre, metodologias de alfabetização e letramento e possibilidades de trabalho com literatura infanto-juvenil, acadêmicos do quinto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tiveram o desafio de aplicar na prática o aprendizado. O resultado pode ser observado em uma exposição de materiais didáticos produzidos pelos acadêmicos na disciplina de Alfabetização: teoria e prática II, aberta na noite da terça-feira (12).

Conforme a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Marilane Wolff Paim, a exposição é aberta a todos os interessados, com foco em profissionais da área da educação. A mostra segue na noite desta quarta-feira (13) e acontece na sala de aula um da Escola Estadual Érico Veríssimo. “A intenção é mostrar alternativas para a utilização da contação de histórias, de jogos e de outros materiais com os quais as crianças podem interagir no processo de alfabetização e letramento”, explica.

Para tanto os acadêmicos tiveram que exercitar a criatividade, já que, além de terem a capacidade de atrair o interesse das crianças, o material também teve o desafio de ser produzido com matéria-prima alternativa. “A meta era produzir um material barato, que os professores possam confeccionar para utilização na sala de aula, por isso foi dado preferência para o uso de materiais recicláveis”, afirma Marilane.

Na quarta-feira à noite também será realizada uma socialização de pesquisas feitas pelos acadêmicos sobre literatura infanto-juvenil nas escolas da região. As análises foram desenvolvidas na disciplina que estuda esse segmento da literatura, ministrada pela professora Zoraia Aguiar Bittencourt.