Mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental publicam edital de processo seletivo
Inscrições ocorrem de 2 a 30 de outubro

Publicado em: 11 de setembro de 2023 11h09min / Atualizado em: 12 de setembro de 2023 08h09min

Está publicado o edital do processo seletivo de aluno regular para os cursos de mestrado e  doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, para ingresso no primeiro semestre de 2024. As inscrições ocorrem de 2 a 30 de outubro.

São ofertadas até 24 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o doutorado, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do Programa: Sustentabilidade dos Agroecossistemas e Conservação dos Recursos Naturais.

O processo seletivo constará de três etapas, na seguinte ordem:
1ª etapa: pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, peso 40%;
2ª etapa: defesa de pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, peso 30%;
3ª etapa: análise de currículo, de caráter classificatório, peso 30%.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo ocorrem de 2 a 30 de outubro, on-line, exclusivamente pelo e-mail ps.ppgcta@uffs.edu.br. Os candidatos deverão preencher e assinar o formulário de inscrição e anexar a documentação que consta no edital.

Todos os detalhes (incluindo o edital) estão disponíveis em https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/cursos/mestrado/mestrado-em-ciencia-e-tecnologia-ambiental/ingresso/processo-seletivo-regular.

O Programa

Este é primeiro processo seletivo para o curso de doutorado do PPGCTA. O mestrado foi criado em 2014, tendo, até o momento, mais de 100 dissertações defendidas. Em 2022, o conceito do Programa subiu de 3 para 4, o que possibilitou a demanda pela criação do doutorado, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em junho deste ano.

O PPGCTA tem por objetivo geral a formação de profissionais capazes de compreender o efeito das atividades humanas nos diversos ambientes e contribuir no estabelecimento de estratégias, métodos e tecnologias, visando à sustentabilidade dos agroecossistemas, aliada à manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.

O Programa tem como área de concentração Produção Sustentável e Conservação Ambiental. As linhas de pesquisa são duas: Sustentabilidade dos Agroecossistemas e Conservação dos Recursos Naturais. O corpo docente é formado por 14 professores que desenvolvem parcerias com várias instituições; atuam como membros de corpo editorial e revisores de periódicos científicos; participam como membros de sociedades representativas em cada área; além de colaborarem com regularidade na organização de eventos. O corpo discente possui a oportunidade de, além de aulas dialogadas e expositivas, realizar pesquisas experimentais em 18 laboratórios da UFFS.

Outro destaque é o Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, promovido anualmente pelo Programa. Neste ano, a 10ª edição ocorrerá entre 8 e 10 de novembro, em formato on-line. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://ppgctauffs.wixsite.com/simposio.