NIPEAS lança livro que sintetiza temas abordados em curso de extensão
Obra intitulada “Agroecologia, organização social e desenvolvimento regional em perspectiva” conta com a participação de pesquisadores da UFFS e de outras instituições

Publicado em: 09 de novembro de 2023 10h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2023 14h11min

A UFFS - Campus Erechim promove, no dia 22 de novembro, o lançamento do livro “Agroecologia, organização social e desenvolvimento regional em perspectiva”. A obra busca sintetizar o curso de extensão realizado durante o ano de 2022 pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS) junto com movimentos sociais e sindicais da região, que teve por objetivo contribuir para a formação de lideranças da organização sindical e popular do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, visando colaborar para o desenvolvimento sustentável e agroecológico.

No total, 36 pessoas participaram do curso. Segundo o professor Émerson Neves da Silva, a formação possibilitou o aprofundamento da discussão sobre agroecologia e desenvolvimento regional a partir da interface com o território Alto Uruguai.

- Os participantes do curso, por serem lideranças sociais da região, contribuíram efetivamente com suas experiências, informações e apresentação de problemas presentes na região, estabelecendo um rico diálogo entre a realidade socioeconômica do Alto Uruguai e as análises realizadas nos encontros – comenta o docente.

O livro, publicado pela Acervus Editora, tem, entre seus principais tópicos: fundamentos da educação popular; eixos temáticos do curso de extensão; a questão agrária no Brasil; mulheres e agroecologia; agricultura familiar e agroecologia; e extensão rural no contexto do desenvolvimento rural sustentável.

A obra é organizada pelos professores Émerson Neves da Silva, Solange Todero Von Onçay, Denilson da Silva e Ulisses Pereira de Mello. Os capítulos são de autoria de Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (professora da UFSM); Edson Cordeiro dos Santos Júnior (estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFFS); Zenicléia Angelita Deggerone (professora da Uergs); Cristina Bremm (mestre em Ciências Sociais); Everton Picolotto (professor da UFSM); Julie Rossato Fagundes (servidora da UFFS); Lucas Felipe Bertoni (estudante de Educação do Campo da UFFS); Tatiane dos Santos (mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental); e Cheila Fátima Lorenzon (Sebrae/Erechim).

O lançamento do livro, no dia 22, será realizado no auditório do Bloco dos Professores, às 19 horas.

É possível fazer o download do livro gratuitamente no site https://www.acervuseditora.com.br/nossasobras/agroecologia-organizacao-social-e-desenvolvimento.