Preconceito Linguístico é tema de seminário promovido pela UFFS

Publicado em: 13 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realiza na próxima quinta-feira (15), às 9 horas, na Sala de Vídeo do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, o Seminário do Livro “Preconceito Linguístico de Marcos Bagno.

O seminário visa apresentar a obra e aprofundar o debate sobre o preconceito lingüístico que ainda vigora na sociedade brasileira. Também faz parte das diferentes atividades previstas para o desenvolvimento do programa de iniciação a docência, durante os 24 meses de sua vigência.

O PIBID tem por objetivo a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciaturas das Universidades. A UFFS submeteu proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e obteve a aprovação de três subprojetos, entre eles: subprojeto na Filosofia, na Ciências Sociais e Pedagogia.

Atualmente o programa “Alfabetização e alfabetização matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental” conta com 10 alunos bolsistas de iniciação à docência do curso de Pedagogia, dois supervisores docentes das escolas, e um coordenador de área da universidade. As atividades são desenvolvidas em duas escolas estaduais do município de Erechim: Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina e Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali.

Para a coordenadora do Projeto, Marilane Wolff Paim, as atividades previstas têm como objetivo propiciar espaços de reflexão, buscando ampliar conhecimentos sobre alfabetização e letramento, promovendo a qualificação do fazer pedagógico e a formação continuada de professores. Segundo ela, é uma oportunidade de materializar o papel social da UFFS no município de Erechim, por meio da realização de ações que favoreçam a interlocução universidade-comunidade externa, bem como inserir acadêmicos dos cursos de licenciatura da UFFS no ambiente escolar, contribuindo com o seu processo de formação inicial.

O Seminário é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas na hora.