Professor da UFFS lança livro na Feira de Porto Alegre

Publicado em: 09 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

Durante a realização da 57ª Feira do Livro em Porto Alegre, o professor Thiago Ingrassia Pereira, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)–Campus Erechim participou do lançamento do livro "Educação Popular e Práticas Emancipatórias: desafios contemporâneos", do qual é um dos autores.

Com o título "Construindo uma universidade pública e popular: intencionalidades políticas, pedagógicas e epistemológicas da proposta do grupo PET/Conexões de Saberes na UFFS/Erechim" o capítulo escrito por Thiago aborda a experiência do PET/Conexões de Saberes na promoção da Educação Popular na UFFS. A escrita teve embasamento em sua pesquisa de doutorado que vem sendo desenvolvida junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha "Trabalho, Movimentos Sociais e Educação" (TRAMSE).

O livro, organizado por Jaime José Zitkoski e Valter Morigi, foi escrito após os resultado dos projetos de mestrado e doutorado de professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Segundo Thiago, a publicação aponta para a Educação Popular como uma estratégia política e pedagógica e busca discutir o caráter popular que se pretende na UFFS.

O PET/Conexões de Saberes, de que trata o capítulo escrito pelo professor da UFFS, é um programa tutorial que objetiva desenvolver grupos de estudos, pesquisas e ações de extensão, ressaltando temáticas ligadas à educação popular. O programa tem um olhar voltado para o desenvolvimento acadêmico com a missão de socializar e desenvolver métodos de inclusão social e inserção de alunos de origem popular que concluíram seus estudos em escolas públicas a terem o acesso a um curso superior. Um dos projetos do programa é a ação de extensão “Quero entrar na UFFS”, que é desenvolvida juntamente com a coordenação acadêmica da UFFS - Campus Erechim. Por meio do blog petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com é possível acompanhar o desenvolvimento das atividades do programa coordenado pelo professor Pereira e que conta atualmente com nove bolsistas.