Professora da Universidade de Turim ministra aulas no PPGGeo
Fiorella Acquaotta participará da disciplina de "Geografia do Clima: extremos e variabilidades" entre os dias 14 e 16 de agosto

Publicado em: 11 de agosto de 2023 08h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2023 15h08min

A professora Fiorella Acquaotta, da Universidade de Turim (Università Degli Studi di Torino – Unito), estará na UFFS – Campus Erechim, neste mês, ministrando aulas no mestrado em Geografia. Entre os dias 14 e 16, ela participará da disciplina de Geografia do Clima: extremos e variabilidades. As aulas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino, no Laboratório de Softwares Aplicados. Discentes de outros mestrados podem participar das aulas. Para isso, é necessário efetuar a matrícula no período para ajustes, a partir do dia 14 de agosto, conforme o Calendário Acadêmico.

A vinda da professora Fiorella é parte do acordo de cooperação entre a UFFS e a Unito. Além de aulas, a professora participará de atividades de pesquisa.

Fiorella Acquaotta é graduada em Física pela Unito, onde atua como docente no Departamento de Ciências da Terra. É doutora em Ciências da Terra com ênfase em Climatologia. Tem experiência em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do risco associado às alterações climáticas a partir da análise de dados, reconstrução, controle de qualidade e homogeneização de dados, criação de metodologias de análise inovadoras, pacotes ad hoc em R, (como exemplo do Co.Temp - Comparando séries de temperaturas - e Co.Rain - Comparação de séries de chuva). Suas pesquisas também se concentram na análise das mudanças climáticas em relação à saúde humana em parceria com a Faculdade de Epidemiologia e Saúde da População do Departamento de Pesquisa em Saúde Social e Ambiental da London School of Hygiene & Tropical Medicine.

*Foto: Acervo pessoal.