Professora do Campus Erechim participa de evento internacional de Ciências Sociais

Publicado em: 18 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

A professora e coordenadora do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Juçara Spinelli, esteve, entre os dias oito e 11 de outubro, participando do 3º Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), na cidade gaúcha de Pelotas.

 Promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o evento teve como tema, nesta terceira edição, “Crise e Emergência de Novas Dinâmicas Sociais”. O objetivo do encontro foi promover e aprofundar o debate sobre as mais recentes crises e transformações das sociedades contemporâneas, levando em consideração a interpenetração entre as realidades configuradas pela lógica do Estado-nação e as dinâmicas sociais instauradas pelas diversas mobilidades de pessoas, objetos, imagens e informações promovidas pela sociedade global.

Juçara, além de participar do grupo de trabalho intitulado “Cidades e Emergência de Novas Dinâmicas Urbanas: gestão urbana e desigualdades socioespaciais”, também apresentou o trabalho “Agentes Produtores do Espaço Urbano e Mercado Imobiliário em Cidades Médias: um estudo em Passo Fundo/RS”. Ambos são resultado de pesquisas que Juçara vem desenvolvendo junto à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Em minha participação, o foco do debate constituiu na avaliação da influência do mercado imobiliário sobre a estruturação das cidades e das sociedades, sobretudo no que concerne às desigualdades sociespaciais, além da importância do planejamento e da gestão urbana como ferramenta reguladora das intervenções do mercado e da redução dessas desigualdades”, explicou a professora.

O evento atraiu cerca de 500 participantes de todo o Brasil, além da Finlândia, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Uruguai e México.