Programa Sinestésicos da UFFS – Campus Erechim tem programação para este final de semana

Publicado em: 28 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

O Programa “Sinestésicos: arte, cultura e comportamentos altissonantes”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, reservou a tarde do próximo sábado para a "Sessão Ingmar Bergman".

Serão exibidos dois filmes do consagrado diretor sueco - Gritos e Sussurros e Saraband- com comentários do professor do campus, Thiago Soares Leite.

A exibição, que é gratuita e aberta ao público, inicia às 14 horas, no saguão do 3º andar do prédio da UFFS junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. Vale lembrar que os participantes terão direito a certificado.

A atividade faz parte do projeto “Cinema e Saberes” que é um dos cinco projetos de extensão que compõem o Programa Sinestésicos. Segundo o coordenador do geral do Programa, Atílio Butturi Junior, o projeto Cinema e Saberes quer exibir filmes autorais, de diretores importantes. “Para isso, começamos com o Bergman, cujos trabalhos estão no cânone cinematográfico ocidental. O público vai se surpreender, certamente, com a delicadeza dos longas que serão exibidos", explicou Junior.

Mais informações podem ser obtidas através dos seguintes contatos: twitter.com/#!/sinestesicos,sinestesicosuffs.blogspot.com e http://www.facebook.com/SinestesicosUFFS,

 

Ingmar Bergman

Nascido na Suécia, possui uma obra que compõe um dos mais ricos e essenciais capítulos da história do cinema. Dirigiu mais de 40 filmes que o elevaram à condição de um dos maiores mestres do cinema e lhe renderem vários prêmios.

Bergman tem uma maneira peculiar de transmitir, através da linguagem cinematográfica, discussões universais sobre o "existência humana", abordando temas como: morte, pecado, desejo, sentimento de culpa, castigos físicos e morais, silêncio, religiosidade.