Projeto de extensão da UFFS – Campus Erechim relaciona Memória, Literatura e Educação

Publicado em: 22 de outubro de 2012 12h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

“Literatura e Educação” será o tema do terceiro encontro do projeto de extensão “Café com Memória: as narrativas na construção do espaço urbano e social de Erechim”, em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (24), às 18h, no auditório do Arquivo Histórico Municipal. Os convidados para falar sobre o tema são o médico e escritor Paulo Fernandes e a professora Dalva Isabel Rosa Pereira.

Ambos residem em Erechim: Fernandes tem vários livros publicados, entre os quais obras destinadas ao público infantil, e Dalva é uma das professoras com mais tempo de atividade na cidade. A programação é aberta ao público em geral e não há necessidade de inscrição prévia. Haverá certificação aos participantes.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Daniella Reche, “cada encontro busca proporcionar um bate-papo entre os palestrantes e o público em um ambiente informal e acolhedor”. Profissionais de diferentes áreas e personalidades com participação em organizações sociais e movimentos culturais já compartilharam suas experiências nos encontros.

No total, o projeto Café com Memória prevê a realização de cinco encontros abertos à comunidade, com relatos de antigos moradores que testemunharam o desenvolvimento e as transformações sociais, culturais, urbanas e arquitetônicas da cidade de Erechim ao longo de sua história. Esses relatos e narrativas pessoais serão gravados, fotografados e transcritos a fim de formar um acervo para futuras pesquisas e para recuperar memórias que merecem ser resgatadas e preservadas como importante instrumento de análise e compreensão da história de Erechim.