Projeto de extensão produz podcast sobre temas científicos no Campus Erechim

Publicado em: 19 de julho de 2012 13h07min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

Apenas som. Essa é a ferramenta que o projeto de extensão em andamento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, “Res Cogitans: um podcast sobre a ciência e suas representações na filosofia, história e arte”, se propõe a usar para compartilhar reflexões acerca das relações entre essas áreas do conhecimento. O podcast é uma arquivo de áudio digital, que normalmente é disponibilizado para o público por meio da internet. Ele pode ser baixado em dispositivos eletrônicos móveis ou ser executado diretamente em sites ou blogs.

No caso do “Res Cogitans”, conforme o coordenador do projeto e professor da área de Filosofia, Jerzy Brzozowski, a proposta é a divulgação por meio do site http://www.res-cogitans.org/. Segundo ele, embora já existam no Brasil alguns podcasts dedicados à divulgação científica, não há nenhum especificamente sobre a temática proposta no projeto de extensão em execução na UFFS – Campus Erechim.

Brzozowski explica que a intenção é debater temas científicos que possam ser acessados por qualquer pessoa com interesse em reflexões “multidisciplinares e anticonvencionais”. “Nosso público-alvo é acadêmico, mas não exclusivamente, porque a internet tem alcance global”, afirmou. Embora trate de assuntos complexos, a proposta, de acordo com o coordenador, é realizar uma conversa informal, com debates aprofundados mas com linguagem simples e descontraída, como é típico do podcast.

Acessar e... play

O Res Cogitans está vinculado ao programa de pós-graduação lato sensu em História da Ciência. Os episódios são gravados, editados e disponibilizados com frequência mensal. Até o momento duas edições estão disponíveis para que os internautas possam ouvir ou fazer download. Ao baixar o conteúdo em dispositivos eletrônicos móveis é possível ouvir o podcast em qualquer lugar, uma das facilidades da ferramenta.

Brzozowski conta que cada episódio tem um tema central, relacionado a algum aspecto de filosofia, história da ciência ou, ainda, a representações da ciência nas artes. Há, no entanto, seções menores em cada episódio: na Biblioteca de Babel os convidados comentam livros; na Res Extensa é debatido o tema central; e para fechar, Lembranças ao Irmão Jorge, que é um momento de descontração.

O coordenador da pós-graduação em História da Ciência, Gerson Severo, e os professores Paulo Bittencourt e Anderson Ribeiro formam o núcleo fixo de debatedores. Além deles, cada episódio poderá contar com a presença de um convidado, de modo a enriquecer a discussão.