Projeto do Campus Erechim aborda sustentabilidade de produção leiteira em pequenas propriedades

Publicado em: 27 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Desde fevereiro deste ano está em andamento, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, o projeto de extensão "Núcleo de vivência de produção leiteira na agricultura familiar". Conforme o professor Diego Azevedo Mota, que divide a coordenação do projeto com o professor Nerandi Luiz Camerini, o objetivo é contribuir, através da assistência técnica universitária a propriedades familiares de produção de leite do Município de Campinas do Sul/RS, com a geração de renda e sustentabilidade da atividade.

O projeto de extensão é desenvolvido em parceria com a Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Campinas do Sul (Coopasul). “Além de ser importante para a aproximação do graduando de Agronomia com a realidade e o cotidiano destas unidades familiares de produção, também desperta um perfil crítico, visando a formação de um profissional comprometido com o desenvolvimento rural participativo, sustentável e solidário, respeitando o ambiente e os agricultores”, explica. Os professores orientam 15 alunos de graduação, distribuídos em três propriedades rurais.

No último sábado (23) foi realizada a primeira avaliação do projeto. “Este encontro teve como principal objetivo avaliar se as atividades propostas estão sendo conduzidas a contento dos produtores envolvidos e da diretoria da Coopasul nesta primeira fase do projeto. De positivo obteve-se do presidente da Cooperativa o convite formal para que o projeto prossiga pelo ano de 2015 e, ainda, a manifestação de que estão de portas abertas para receber alunos da Agronomia durante o estágio final de curso”, explica Mota.

Segundo ele, como resultado inicial pode-se destacar a realização de análises de solo das áreas de pastagens, melhoras no manejo de ordenha por parte dos produtores, além da implementação de canteiros de plantas medicinais e hortas nas propriedades. “Isso mostra que mesmo o projeto tendo como foco principal a bovinocultura de leite, a extensão universitária aplicada abrange outras áreas de atuação”, conclui.

Mãos na massa

Para o presidente da Coopasul, Ariel Narzetti, os agricultores têm recebido bem o projeto, especialmente porque além de levar conhecimento técnico e orientações às famílias, a ação de extensão desafia os acadêmicos a colaborarem na execução das atividades. “Esse projeto é muito importante para levar informações para os produtores e ajuda-os a buscar uma centralização de trabalho uniforme para desenvolver a propriedade, através de um planejamento e novas ideias. Também vejo uma perspectiva de crescimento para este projeto a longo prazo, pois é com mudança e inovação que iremos manter a agricultura familiar nesses municípios que dependem das atividades rurais”, explica.

Os acadêmicos envolvidos no projeto realizam uma visita mensal às propriedades participantes, nas quais auxiliam nas atividades agropecuárias, na bovinocultura de leite, orientando sobre algumas práticas e manejos que podem ser adotadas para melhorar a produção. Conforme a estudante Aline Fachin Martíni, como o objetivo do projeto é conciliar a teoria com a prática, a experiência contribui para a formação acadêmica e profissional através do contato direto com a realidade dos produtores. “Isso me incentiva desde já a buscar soluções para os problemas práticos encontrados, além de instigar-me a atuar de forma responsável e ética nas decisões e atitudes a serem tomadas profissionalmente, de modo a vivenciar diariamente os conhecimentos vistos em sala de aula”, afirma.