Semana Acadêmica na UFFS – Campus Erechim premia projetos e trabalhos

Publicado em: 03 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

O encerramento da 2ª Semana Acadêmica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, realizado na última sexta-feira (28), foi marcado pela divulgação dos vencedores da Gincana de Projetos e da Mostra de Trabalhos Acadêmicos.

A Gincana teve por objetivou selecionar e premiar duas propostas de reforma para a Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato, no município de Paulo Bento, tendo como base três eixos relacionados às áreas de formação dos cursos promotores da Semana Acadêmica: ampliação da estrutura física da escola, construção de uma horta agroecológica, educação ambiental e destinação de resíduos.

No primeiro dia do evento as quatro equipes inscritas visitaram a escola, e, a partir daí, tiveram três dias para elaborar os projetos. O julgamento foi realizado por uma comissão formada por professores da UFFS que levaram em consideração critérios como: conceito e inovação, caráter pedagógico dos espaços propostos, viabilidade técnico-construtiva, eficiência energética, estética e preceitos de sustentabilidade no ambiente construído.

O primeiro e o segundo lugar receberam como prêmio, respectivamente, R$200 e R$100, além de livros. Os demais trabalhos receberam menção honrosa. Segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Leandro Fernandes, “os projetos vencedores mostraram preocupação com conforto acústico, térmico e lumínico, acessibilidade, além de pensarem a educação com foco na sustentabilidade ao proporem sistema de captação da água da chuva, horta, aquecimento solar e pomar de árvores frutíferas”.

De acordo com Fernandes, os projetos não são de execução, mas sim, sugestões de ações. Por isso, serão doados para a prefeitura do município com o objetivo de auxiliar e inspirar os gestores em possíveis ações na Escola, que juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Bento, apoiou a iniciativa.

Durante a Semana Acadêmica também foi realizada a Mostra de Trabalhos Acadêmicos com o objetivo de divulgar as atividades de pesquisa e extensão que vêm sendo realizadas na UFFS – Campus Erechim, bem como em outras instituições que tiveram representantes inscritos. Dos 20 trabalhos apresentados, os três que foram premiados estão vinculas a projetos de pesquisa do Campus Erechim.

As bancas foram compostas por docentes da UFFS e avaliaram quesitos como: expressão oral, apresentação visual, tempo de apresentação, resultados alcançados e capacidade de responder aos questionamentos. Os três trabalhos escolhidos receberam menções honrosas, certificados e R$100 cada um. “No intuito de motivar os estudantes a participarem, optou-se por premiar três trabalhos considerados destaques na apresentação”, explicou a professora dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Hellen Treichel.

Confira abaixo a relação dos vencedores:

Gincana de Projetos:

1º Lugar: Camila Chaves Rael Laurett, Daniela Susin Guerra, Guilherme Casagrande, Josiane Andréia Scotton, Ricardo Moraes Boelke (acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo/UFFS Campus Erechim) e Laercio Baldo (acadêmico de Agronomia/UFFS Campus Erechim).

2º Lugar: Claudia Renata Capitânio, Yan Kaue Brasil (acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo/UFFS Campus Erechim) e Darline Balen (acadêmica de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis Campus Erechim ).

Mostra de Trabalhos Acadêmicos:

Título: Avaliação da Atividade Repelente e Inseticida do Óleo Essencial de Baccharis Trimera (LAM.) DC sobreSitophilus Zeamais (SAY) (Coleoptera: Curculionidae). Apresentador: Francisco Wilson Reichert Júnior (acadêmico de Agronomia/UFFS Campus Erechim).

Título: Avaliação de Dados Anemométricos e Caracterização do Perfil Eólico na Região da Fronteira Sul.Apresentadora: Bruna Cassol dos Santos (acadêmica de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/UFFS Campus Erechim).

Título: Síntese de Fruto-Oligossacarídeos com Aspergillus Niger e Kluyveromyces Marxianus NRRL Y 7571 após Tratamento em Propano Pressurizado. Apresentadora: Marceli Fernandes Silva (aluna de doutorado em Engenharia de Alimentos/URI Campus Erechim).