Semana da Consciência Negra: evento no Campus Erechim inicia dia 21 de novembro
II Semana de Resistência é organizada pelo Coletivo Beatriz Nascimento.

Publicado em: 16 de novembro de 2022 10h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2022 14h11min

Entre os dias 21 e 25 de novembro ocorre, na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, a II Semana de Resistência: articulando falas, reivindicando origens e descolonizando mentes. O evento, organizado pelo Coletivo Beatriz Nascimento, tem por objetivo adensar o debate acerca das relações étnico-raciais e, acima de tudo, afirmar a importância do Dia da Consciência Negra (20/11) a partir das lutas dos movimentos negros.

A programação conta com mesas temáticas, cinedebate, exposição, oficina e apresentações culturais em suas múltiplas linguagens.

O evento terá certificação de Cultura - 3 horas por dia, totalizando, ao final, 15 horas.

Dia 21 de novembro (segunda-feira)
19h – Abertura com apresentação do Coletivo Casa Norte Pará
Cinedebate: “Cotas: uma porta aberta”
Local: Auditório do Bloco B

Dia 22 de novembro (terça-feira)
Abertura com apresentação de Lucas Kariri e Urban
Mesa temática: “Eminência parda”, com Fátima Santos

Dia 23 de novembro (quarta-feira)
19h - I Seminário Temático: Discussões étnico-raciais em evidência
Local: Auditório do Bloco A

Dia 24 de novembro (quinta-feira)
19h - Aquilombamento: política, educação e resistência
20h30 - Oficina de tranças com Fran Santos
Exposição de trabalhos relacionados aos quilombos e roda de conversa com jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Constant

Dia 25 de novembro
19h – Abertura com apresentação da slammer Tainá Santos
Mesa temática: Da luta à conquista: prática docente e a Lei 10.639/03 com as professoras Luciana da Veiga e Valeska Garbinatto
Local: Auditório do Bloco B

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @coletivo.beatriznascimento ou pelo e-mail cole.beatriznascimento@gmail.com.