UFFS – Campus Erechim inicia aulas do segundo semestre letivo

Publicado em: 15 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Cerca de 1.050 estudantes dos oito cursos de graduação oferecidos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim iniciaram, nesta segunda-feira (15), as aulas do segundo semestre letivo. Desse total, 50 são da turma ingressante do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.

Os calouros, que em sua grande maioria são oriundos de cidades que compõem a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), foram recepcionados pela direção do Campus, coordenação de curso, professores e representação estudantil.

O coordenador do curso, professor Anderson Genro Alves Ribeiro, destacou que os estudantes ingressantes já encontram uma estrutura bem montada, tanto na parte física quanto na equipe que atende ao curso, formada pelo corpo docente e técnico-administrativos.

O diretor do Campus, professor Ilton Benoni da Silva, saudou os novos estudantes apresentando aspectos importantes do estrutura e funcionamento da Universidade. “Vocês chegam em um momento importante da UFFS, em que muito já foi feito, mas há um universo de possibilidade de participação em projetos na área de formação de vocês, na consolidação da Universidade e na construção do próprio país, que oferece oportunidades de educação superior de forma cada vez mais próxima das comunidades interioranas, e espera muito do talento e envolvimento de cada um de nós”, afirmou.

Na sequência, Benoni projetou a transferência das atividades para o campus definitivo para o início do primeiro semestre letivo de 2013, previsto para o final de abril de 2013. Com a reestruturação do calendário acadêmico do segundo semestre letivo de 2012 no Campus Erechim, as férias escolares ocorrerão entre 22 de dezembro e 26 de janeiro, e o encerramento em 6 de abril de 2013, totalizando 111 dias letivos.

Saiba Mais

A UFFS, que completou três anos de criação no último dia 15 de setembro, conta, hoje, com 33 cursos de graduação distribuídos pelos seus cinco campi: Erechim e Cerro Largo, no Rio Grade do Sul, Chapecó, em Santa Catarina, Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná.

No Campus Erechim, são oferecidos oito cursos de graduação - Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia – com 50 vagas disponíveis anualmente para cada curso, o que totaliza 400 novos estudantes a cada ano. O Campus ainda conta com três cursos de pós-graduação lato sensu (especialização): História da Ciência, Processos Pedagógicos na Educação Básica e Educação Integral.

Além do ensino, os dois outros pilares que formam o tripé balizador das universidades – pesquisa e extensão - ganham cada vez mais estrutura e espaço no Campus Erechim. Atualmente, há 66 projetos de pesquisa em andamento, além de quatro programas e 26 projetos de extensão e cultura, envolvendo estudantes bolsistas e voluntários.