Publicado em: 07 de dezembro de 2012 12h12min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min
Cerca de 300 pessoas, entre acadêmicos dos cursos de Pedagogia de Erechim e Chapecó, professores que atuam na região e estudantes de pós-graduação participaram, durante esta semana, do primeiro Seminário do Curso de Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O tema geral das três noites de discussão foi “A infância no ensino fundamental de nove anos: os desafios da docência”.
O encerramento da atividade acontece nesta sexta-feira (7), no auditório da UFFS, com a palestra “Recreio escolar: infâncias vividas em 20 minutos na escola fundamental”, proferida pela professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre, Anna Cristina Costa da Silva. A abertura do Seminário aconteceu na quarta-feira (5), com palestra da professora Dóris Helena de Souza (PUCRS/SMED/Porto Alegre).
A convidada, que tratou do tema geral do evento em sua contribuição, destacou a importância de momentos de troca de experiências e informações, como o proporcionado pelo Seminário. Segundo ela, o fundamental é que a reflexões feitas no evento exercitem a forma de pensar dos educadores e estudantes. “Essa é uma das tarefas de quem procura um curso na área de educação”, disse.
Na noite de quinta-feira (6), o tema tratado foi “Pedagogias financeiras para a infância e práticas matemáticas escolares”, com contribuições da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Helena Dória Lucas de Oliveira.
Interesse
A coordenadora do curso de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Marilane Maria Wolff Paim, destacou a adesão dos estudantes e professores à proposta do debate, o que foi ilustrado já nas inscrições para o evento, as quais se encerraram logo nos primeiros dias.
Segundo ela, a partir de 2006, com a mudança na legislação ampliando o ensino fundamental para nove anos no país, se percebeu a necessidade de preparo das escolas e dos professores para receberem essas crianças. Isso se refletiu, inclusive, no curso de Pedagogia da UFFS, que na revisão de seu currículo passou a considerar essa necessidade. Segundo Marilane, foi a partir dessas observações que surgiu a ideia do Seminário, agora posta em prática.
O diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, que participou da abertura do evento, ressaltou a relevância dos temas debatidos durante o Seminário. “A programação é carregada de perguntas muito pertinentes, que merecem reflexão, merecem estudo e não merecem respostas apressadas. Nós temos que ter atitude pesquisadora, atitude de imersão organizada, metodológica na realidade da nossa profissão, no nosso contexto”, pontuou.
Ele lembrou que para produzir algumas possibilidades de respostas para questionamentos na área da educação, a UFFS-Campus Erechim conta com grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, programas de formação e grupos de estudos. “É assim que a vida da universidade precisa acontecer e não com respostas peremptórias, muito esvaziadas ou sedentas de solução imediata”, finalizou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de janeiro de 2025
Chapecó
17 de janeiro de 2025
Passo Fundo
17 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos