UFFS – Campus Erechim promove Programa de Formação Docente na Educação Básica

Publicado em: 22 de março de 2012 13h03min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 10h01min

Com o objetivo de debater a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem através do planejamento e da reflexão sobre as práticas de ensino que podem ser desenvolvidas na Educação Básica, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está promovendo, neste ano de 2012, o Programa de Formação Docente na Educação Básica.

Com a coordenação geral do professor Rodrigo Saballa de Carvalho, o Programa tem como proposta a articulação dos diferentes projetos de extensão que tem como foco a formação de professores, tendo em vista o fortalecimento das relações entre pesquisa, ensino e extensão, o diálogo com a comunidade, bem como a qualificação profissional docente. “O Programa vem para atender às demandas apresentadas durante a 1ª Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), realizada em 2010”, explica o coordenador. Segundo Carvalho, serão desenvolvidos cursos de extensão com professores em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Erechim. Tais cursos têm como temática privilegiada as interfaces entre cultura contemporânea e a Educação Integral, o uso da robótica nos processos de ensino e de aprendizagem, a formação de professores para o trabalho com mídias e bibliotecas, a constituição de um laboratório de matemática como lócus privilegiado para formação acadêmica e docente, assim como os caminhos da inclusão digital nas escolas públicas.