UFFS discute “A Sociologia na Escola” em evento no Rio de Janeiro

Publicado em: 03 de outubro de 2012 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

Estudantes e professores do curso de Ciências Sociais dos campi Erechim e Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram, entre os dias 28 e 30 de setembro, do 3º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (Ensoc). O evento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus da Praia Vermelha, reuniu professores, estudantes e pesquisadores do ensino de Sociologia em mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas pedagógicas e apresentação de posteres em torno do tema “A Sociologia na Escola: políticas públicas, ensino e formação”.

Representaram a UFFS cerca de 40 estudantes, além dos professores do Campus Chapecó, Tânia Welter e Tarcísio Brighenti (supervisor do Pibid/Sociologia), e do Campus Erechim, Thiago Ingrassia Pereira (professor de estágio docente do curso de Ciências Sociais e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - Abecs).

Pereira apresentou o trabalho intitulado “O professor de sociologia como educador popular: abrindo o diálogo na perspectiva freireana”, no grupo de trabalho Formação do Professor. “O 3º Ensoc consolidou a discussão sobre ensino de Sociologia em nível nacional, possibilitando a troca de experiências entre professores da educação básica, estudantes de licenciatura em Ciências Sociais e pesquisadores”, explicou o professor, que ainda destacou que um dos principais desafios apontados no evento diz respeito à discussão acerca de metodologia de ensino para que a disciplina Sociologia seja, além de legal, legítima na educação básica.

Vivência estudantil

Além de participarem como ouvintes, alguns acadêmicos fizeram apresentação de posteres. Estudantes de Ciência Sociais do Campus Erechim apresentaram o pôster intitulado “Sociologia no Ensino Médio: experiências do Pibid na Escola Érico Veríssimo”, fruto do trabalho que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFFS – Campus Erechim/Sociologia vem desenvolvendo junto à Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, sob a coordenação do professor Clovis Schmitt Souza.

O trabalho desenvolvido pelo Pibid/Sociologia em Chapecó também rendeu a apresentação do poster “Projeto de iniciação a docência em Sociologia (PIBID/CAPES – UFFS)”.

Para a professora Tânia, o contato com estudantes de outras instituições e estados, professores universitários e da educação básica, pesquisadores, produções acadêmicas foi, sem dúvida, fundamental na formação dos atuais e futuros docentes de Sociologia da UFFS. “A viagem proporcionou também o encontro e troca entre estudantes de Ciências Sociais de dois Campi (Chapecó e Erechim), convivência e oportunidade de reflexão sobre os problemas sociais enfrentados em outros contextos, neste caso o Rio de Janeiro, e uma experiência de deslocamento e lazer”, destacou a docente.