UFFS marca presença na XIV Feira do Livro de Erechim

Publicado em: 10 de outubro de 2011 13h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 08h01min

Durante a realização da 14ª edição da Feira do Livro de Erechim, realizada entre os dias 05 e 08 de outubro, os acadêmicos, docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim estiveram presentes em diversas atividades onde puderam interagir com a comunidade regional.

Exemplos disso foram a oficina Poesia e Papel: A Cultura Nordestina através da Literatura de Cordel e a atividade Partilhando Leituras, que envolveu estudantes de escolas da região, acadêmicos e docentes da UFFS no debate de obras literárias.

A comunidade regional também pôde se inteirar sobre o que vem sendo produzido em termos de pesquisa e extensão na UFFS - Campus Erechim. Durante o I Salão Universitário, que envolveu diversas Instituições de Ensino Superior da região Alto Uruguai, acadêmicos de diferentes cursos da UFFS apresentaram, através de comunicações orais e painéis, o resultado das pesquisas que vêm desenvolvendo. Para a acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UFFS, Shaiane Carla Gaboardi, trata-se de uma experiência importante de inserção e diálogo com a comunidade local. “É uma maneira de socializar as informações adquiridas ao longo do processo de desenvolvimento do projeto do qual faço parte”, destacou a acadêmica.

Por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Erechim, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo, e a UFFS, foi realizado, durante a Feira, o I Encontro de Bibliotecas da Região Alto Uruguai. Cerca de 70 representantes de bibliotecas da região estiveram reunidos para discutir, entre outros assuntos, as políticas públicas para bibliotecas, as novas tendências, a realidade bibliotecômica no Brasil, mercado de trabalho e legislação. A presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e diretora de Gestão da Informação da UFFS, Sigrid Karin Weiss, acredita que o evento foi uma ótima oportunidade para os bibliotecários da região trocarem ideias e experiências, refletirem sobre o panorama da área, além de estabelecerem vínculos que possam vir a contribuir com o trabalho colaborativo e participativo entre as bibliotecas da região.

Também, como parte da programação da Feira, foi realizado um debate sobre movimento estudantil em que estiveram presentes representações estudantis das universidades da região. Segundo o professor da UFFS, Thiago Ingrassia Pereira, que foi um dos mediadores do debate, são muitos os atuais impasses para a efetiva participação dos jovens, mas que as discussões terão continuidade buscando mobilizar o maior número de estudantes para debater questões como a retomada da associação de estudantes de Erechim, a Casa do Estudante, entre outros.

De acordo com a coordenadora da comissão organizadora da participação da UFFS na Feira, professora Alessandra Avila Martins, a intensa participação do Campus Erechim, tanto no estande como nas atividades paralelas, conferiu visibilidade à instituição e, além disso, mobilizou estudantes, professores e técnicos que, de diferentes formas, se fizeram presentes no evento.