UFFS participa da XIV Feira do Livro de Erechim

Publicado em: 30 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim estará presente na 14ª edição da Feira do Livro de Erechim, que será realizada entre os dias 05 e 08 de outubro, com uma programação diversificada que inclui leitura e debates sobre obras literárias, oficinas, apresentação de trabalhos e seminário de bibliotecas.

Durante a feira, será realizado o I Salão Universitário que tem como objetivo divulgar trabalhos acadêmicos. O salão contará com a participação da Universidade Regional Integrada (URI), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), além da UFFS, que conta com mais de 20 trabalhos inscritos que serão apresentados em forma de pôster e comunicação oral. Os participantes receberão certificado e os resumos serão publicados em CD.

Outra atividade programada é o I Seminário de Bibliotecas que tem como um dos organizadores o bibliotecário da UFFS - Campus Erechim, Cristiano de Carvalho. Segundo ele, o seminário tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre as bibliotecas da região, bem como fazer da biblioteca um espaço de incentivo à leitura, para que os leitores se apaixonem cada vez mais pelo conhecimento e pelo saber, tornando-se assim, cidadãos do mundo.

A oficina intitulada Poesia e Papel: A Cultura Nordestina através da Literatura de Cordel, coordenada pela professora e da UFFS, Alessandra Ávila Martins, e com participação de acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, é direcionada a estudantes do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau.

De acordo com a professora Alessandra, a feira se configura como um espaço público destinado a pessoas de todas as idades, e a diversidade das atividades oferecidas possibilitará um amplo diálogo da comunidade com as instituições locais e, sobretudo, com o maior protagonista da feira: o livro.

Outros docentes da UFFS, de diversas áreas do conhecimento, participarão da atividade Partilhando Leituras, onde serão realizadas leituras e debates de obras literárias.

A Feira

A 14ª edição da Feira do Livro de Erechim tem como tema Do ato de ler e escrever à conquista da cidadania,integrando também a II Feira Cultural e II Mostra de Turismo. A patrona é a professora da Universidade Regional Integrada (URI) - Campus Erechim, Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, e o autor homenageado será o escritor e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luís Augusto Fischer.

Para a programação da feira, acesse: www.pmerechim.rs.gov.br/uploads/files/folder%20feira%20do%20livro.pdf