UFFS realiza oficina de contos na APADA

Publicado em: 22 de setembro de 2011 13h09min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 07h01min

Uma parceria firmada entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), de Erechim, tem proporcionado a pesquisa na área do ensino da leitura e escrita de Língua Portuguesa para surdos.

Dentre as atividades que vem sendo desenvolvidas, destaca-se a “Oficina de contos: uma proposta de ensino de História para surdos”, desenvolvida pela acadêmica do curso de História, PaolaVichianoski Martins, sob a orientação da professora Núbia Saraiva Ferreira Rech e co-orientação do professor Gerson Severo, ambos da UFFS.

A proposta do projeto consiste em investigar a compreensão dos conceitos históricos de tempo e espaço por estudantes surdos das séries finais da educação básica a partir da ministração de oficinas de literatura, em que se trabalha a leitura e as releituras dos contos de fadas. Essa relação dos elementos históricos com tempo são analisadas em todas as etapas das oficinas: nas atividades de integração, na socialização de ideias, na produção em LIBRAS, na produção escrita em Língua Portuguesa e, por fim, nos relatos feitos pelos grupos. Segundo a coordenadora do projeto, professora Núbia Saraiva Ferreira Rech, durante a realização das oficinas, é possível constatar envolvimento total dos participantes em cada uma das etapas do trabalho, inclusive, na produção de textos escritos em Língua Portuguesa. Dessa forma, eles superam as expectativas, por esta não constituir sua língua materna e por não poderem se ancorar na oralidade para sua aquisição/aprendizagem", ressaltou Núbia.

Para a bolsista do projeto, Paola Vichianoski Martins, a ansiedade dos estudantes surdos para participarem das brincadeiras e realizarem os trabalhos propostos serve de motivação para dar continuidade ao investimento na área de ensino para surdos. "Muitas pessoas deixam de perceber as joias que estão escondidas por acreditarem que uma “deficiência” auditiva os torna inferiores. Na verdade, o encanto desses alunos está distribuído no carisma de cada um, na inteligência e criatividade deles e na forma distinta de ver o mundo, que poucos estão acostumados a ver", afirmou Paola.

A intérprete integrante do projeto pela UFFS e coordenadora dos projetos sociais da APADA, Carmen de Oliveira, destacou o processo inclusivo que o projeto proporciona diante das dificuldades encontradas pelos estudantes surdos em sala de aula. “Esse é um caminho pedagógico, inovador em relação ao processo de ensino aprendizagem, contribuindo significativamente para melhor compreensão de conceitos históricos, domínio da leitura e escrita da segunda língua”, acrescentou a intérprete.

De acordo com o presidente da APADA, Nadir Pereira da Silva, o projeto vem ao encontro dos objetivos da Instituição por proporcionar mecanismos para que os surdos tenham um desenvolvimento cultural e educacional capaz de inserí-los num processo de igualdade. “Estamos encontrando na UFFS uma parceria importante, qualificada e, principalmente, com uma visão que vai além do simples aprendizado, buscando a valorização de princípios humanos”, afirmou o presidente .

O projeto

O projeto “Oficina de contos: uma proposta de ensino de História para surdos” está vinculado ao projeto de extensão intitulado “O ensino de leitura e produção escrita para estudantes surdos: uma proposta de trabalho com oficinas”, coordenado pela professora da UFFS, Núbia Saraiva Ferreira Rech , e pela técnica intérprete de Língua Portuguesa-LIBRAS da UFFS, Carmen Elisabete de Oliveira, e desenvolvido em parceria com a APADA e com a Escola Estadual Santo Agostinho.