UFFS realiza reunião com Arquivo Histórico de Erechim

Publicado em: 30 de novembro de 2011 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

Na noite de terça-feira (29), no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, foi realizada uma reunião entre representantes do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, coordenações, professores e estudantes dos cursos de História e Arquitetura e Urbanismo da UFFS.

A atividade teve como objetivo discutir a formação do museu histórico municipal, que será instalado no antigo prédio da estação férrea. Segundo o coordenador do Arquivo Histórico de Erechim, Rodrigo Alves Pereira, é relevante a participação de toda a comunidade neste momento de construção, pois a história a ser preservada é uma história de toda a sociedade. “Iniciativas como essas são importantes para promover a participação da população na construção desse órgão de preservação histórica do município. A UFFS, como uma destacada entidade de ensino na região, tem muito a contribuir, tanto nesta etapa de construção do museu, como na participação dos eventos do mesmo. Parcerias com entidades de ensino e culturais da cidade são fundamentais nesta construção, pois conferem credibilidade e legitimidade”, afirmou Rodrigo.

De acordo com Pereira, também em conjunto com o Arquivo Histórico Municipal, será formado um centro de pesquisa para os estudantes, historiadores e demais interessados, que será mais um espaço público cultural em Erechim.

Para a professora do Curso de História da UFFS, Débora Clasen de Paula, a construção de um espaço de memória com a participação da comunidade permite que esta desenvolva o sentimento de apropriação e pertencimento, indispensáveis à consolidação do Museu. “Além disso, nossos estudantes demandam formas de inserção na sociedade e podem auxiliar de maneira qualificada no processo de construção do museu a partir de uma história reflexiva e que promova uma ampla utilização do local por meio de projetos de educação patrimonial”, concluiu.