UFFS sediou o I Seminário Internacional do Observatório do Rio Uruguai
Objetivo foi fomentar a rede de pesquisadores e gestores na área de recursos hídricos, buscando a preservação das águas da bacia do Rio Uruguai

Publicado em: 25 de agosto de 2023 10h08min / Atualizado em: 28 de agosto de 2023 16h08min

A UFFS - Campus Erechim sediou, entre os dias 22 e 24 de agosto, o I Seminário Internacional do Observatório do Rio Uruguai. O evento teve como principal objetivo fomentar a rede de pesquisadores e gestores na área de recursos hídricos, buscando a preservação das águas da bacia hidrográfica transfronteiriça do Rio Uruguai. Ao todo, foram 200 inscritos de diversas áreas do conhecimento, como Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geografia, Biologia, Direito, entre outras.

O evento também serviu para sistematizar trabalhos científicos com foco na preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Uruguai, bem como promover a integração entre pesquisadores e gestores inseridos na pauta dos recursos hídricos no Brasil, na Argentina e no Uruguai. A ideia basilar foi de fomentar o diálogo entre as diferentes esferas do poder público dos três países com vistas à divulgação dos trabalhos já efetuados pelo Observatório das Águas do Rio Uruguai.

Os painéis realizados no evento destacaram, entre diversos assuntos, os desafios da gestão federal e transfronteiriça das águas e da gestão pública regional e municipal.

Ao todo foram submetidos 25 trabalhos científicos, apresentados em quatro eixos temáticos com foco na preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Uruguai.

Os organizadores do evento destacam também a troca de experiências entre o curso de bacharelado em Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) com entidades internacionais.

Mais informações, incluindo a lista de autoridades e entidades presentes no evento, podem ser obtidas em https://seminarioobservato.wixsite.com/i-semin-rio-internac.

*Fotos: Talissa Truccolo Reato.