Alunos de Agronomia plantam árvores nativas no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 18 de julho de 2014 08h07min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Na última terça-feira (15), sete alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul plantaram árvores nativas no entorno do Bloco A e às margens do riacho que corta uma área do Campus. O projeto de arborização foi criado pelos próprios alunos. A iniciativa do grupo, autointitulado "Sem Floresta", surgiu durante as atividades da disciplina de "Meio Ambiente, Economia e Sociedade", ministrada pelo professor Julian Perez Cassarino.

Foram plantadas mudas de pitangueira, araçá, jabuticabeira, cedro rosa, corticeira, guajuvira, canafístula, timbaúva, ipê rosa, paineira e pata de vaca, com portes variando de 20 a 50 cm. As mudas foram doadas por uma empresa de energia elétrica da região.

Os "Sem Floresta" Marcos Antônio Costa de Souza, Karla Kassia Rodrigues da Silva, Igor Teixeira Jordão, Pablo Gomes, Larissa Demetrio Gonçalves dos Santos, Lucas Ferreida das Neves e Geovane Fribel sentiram falta de árvores no entorno do Bloco A do Campus e decidiram tornar seu local de estudo mais verde.

"A gente resolveu fazer o trabalho por observar em torno do Campus e não ver nenhuma vegetação . E também para ter mais biodiversidade: com a plantação das mudas, vão ter mais pássaros no Campus, a gente vai ter uma fauna melhor. As árvores também auxiliam a proteger do vento, do sol e isolam o som", explica o aluno Souza.

"Também vamos ter várias árvores frutíferas e acho que vai ficar muito bonito quando florescerem", diz a estudante Karla.

Para a acadêmica Larissa, o projeto de arborização complementa conteúdos vistos em sala de aula. "O plantio de árvores está sendo muito bom para o nosso curso. A gente tem um aprendizado durante a disciplina e também pode pôr em prática. Além disso, está sendo muito legal plantar as primeiras árvores na Universidade", opina a estudante.