Campus Laranjeiras do Sul apoia implantação do tempo integral em escolas de Rio Bonito do Iguaçu

Publicado em: 30 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Pedagogas da Secretaria de Educação de Rio Bonito do Iguaçu (PR), coordenadoras pedagógicas, diretoras de todas as escolas do município e a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, Priscila Ribeiro Ferreira, reuniram-se, na quinta-feira (29), no auditório do Bloco A da UFFS, para debater o tema "Educação de tempo integral".

Desde maio, o grupo vem realizando encontros quinzenais visando à construção da proposta de implantação da educação de tempo integral nas escolas do município. "Fizemos, inicialmente, um levantamento dos problemas e dificuldades de implantar o tempo integral. Compus, então, um referencial teórico para discutir e responder cada um dos argumentos", explica Priscila. Ainda, de acordo com a professora, os debates devem seguir até a finalização do documento de implantação, que será apresentado ao Conselho Estadual de Educação para aprovação.

A ideia é que em 2014 a educação de tempo integral já seja implantada em parte das escolas de Rio Bonito do Iguaçu. "Os encontros estão sendo de grande importância para nós. Estamos conseguindo visualizar todos os aspectos que serão englobados nas atividades com as crianças. Através desse trabalho com a professora Priscila, estamos vendo não só o lado prático de sala de aula, mas também o teórico, da pesquisa, que é muito necessário", ressalta a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lilian Johann.

Segundo Eliane Maximowski, coordenadora pedagógica da Escola Municipal do Campo Tatiane Bergeier, é importante que as escolas foquem em uma aprendizagem mais lúdica. "Nosso debate aborda o tempo integral nas escolas e também a importância das brincadeiras como forma de aprendizagem. Muitas vezes, isso é esquecido no dia a dia", completa.