Campus Laranjeiras do Sul: Projeto de Extensão realiza encontro com catadores de material reciclável

Publicado em: 18 de março de 2015 08h03min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

Nesta quarta-feira (18) integrantes do projeto de extensão “Coleta Seletiva e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Potencialidades Para o Município de Laranjeiras do Sul”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, realizaram uma atividade na Associação de Catadores de Material Reciclável São José Operário, localizada no município.

O objetivo da atividade foi coletar depoimentos de alguns catadores membros da Associação a respeito do trabalho que realizam, das dificuldades encontradas e como as pessoas podem contribuir para facilitar a rotina de trabalho deles. O foco é mostrar a importância da coleta seletiva, frisada pelos próprios catadores, visando auxiliar no processo de conscientização da população.

As entrevistas foram gravadas e posteriormente a equipe do projeto desenvolverá um material audiovisual, com a finalidade de expor os depoimentos em oficinas sobre a coleta seletiva, que serão realizadas durante o ano de 2015.

O projeto teve início em 2014 e neste ano dará sequência ao trabalho, agora com financiamento da Programa de Extensão Universitária – PROEXT. Participam acadêmicos de graduação e do mestrado ofertado no Campus Laranjeiras, integrantes do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP), e as professoras Janete Stoffel, atual coordenadora, e Deise Bourscheidt, que coordenou o projeto em 2014.

Conforme a professora Deise, “dentre as próximas atividades do projeto, destaca-se a realização de 12 oficinas junto às escolas estaduais, Centro dos Idosos, clubes de mães e Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils). O objetivo das oficinas é conscientizar as pessoas sobre a importância da separação dos materiais para facilitar o reaproveitamento dos recicláveis”.