Campus Laranjeiras do Sul: público pode visitar exposição de fotógrafo alemão até o dia 1º de julho

Publicado em: 21 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

Na noite da última segunda-feira (20) foi realizada a abertura da exposição fotográfica “Eu vejo algo que você não vê”. As imagens produzidas pelo fotógrafo alemão Thomas Hager retratam cenas relacionadas à agricultura familiar no Brasil e na Alemanha. As fotos permanecem expostas até 1º de julho no saguão do Bloco A da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Toda população de Laranjeiras do Sul e região poderá visitar gratuitamente a exposição.

Na abertura da exposição, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, ministrou a palestra “Agricultura Familiar – Brasil e Alemanha". A palestra é do próprio Thomas Hager, que falou em alemão durante a abertura da exposição em Chapecó, a qual Andrioli teve a oportunidade de traduzir para apresentá-la aos participantes.

O vice-reitor explica que Thomas programou as fotos na Alemanha durante dois meses, depois permaneceu um mês no Brasil produzindo-as. “São milhares de fotografias das quais se escolheu 31 quadros que contemplam cerca de 70 fotos”, comenta Andrioli.

“O contraste que ele procurou produzir é ao mesmo tempo uma identidade. Nos três estados do Sul do Brasil temos paisagens, pessoas e rostos muito parecidos, assim como no Sul da Alemanha. Dessa forma, pode-se dizer que a agricultura familiar é uma forma parecida de produzir no mundo inteiro”, ressalta Andrioli.

Segundo o vice-reitor, essa exposição é o registro de um artista ambientalista, que usa as imagens para falar uma linguagem que as palavras não conseguem expressar. “Eu vejo algo que você não vê” tem esse sentido de prestarmos atenção naquilo que nós vemos todos os dias e não notamos, mas que o fotógrafo, olhando de fora, percebe.

“Eu vejo algo que você não vê”

O fotógrafo alemão Thomas Hager esteve no início deste ano nas regiões dos campi Chapecó (SC), Cerro Largo (RS) e Realeza (PR), registrando as imagens com a temática agrícola. O objetivo da exposição é promover a reflexão sobre a agricultura familiar, a partir de experiências de famílias no Brasil e na Alemanha.