Centro Vocacional Tecnológico é inaugurado no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 03 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

Na manhã desta sexta-feira (03) aconteceu a cerimônia de inauguração do Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O evento contou com a participação de servidores da UFFS e da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, além de pessoas da comunidade regional.

O CVT possibilitará a incubação tecnológica de cooperativas e agroindústrias, a realização de consultorias e assessorias técnicas e organizacionais a micro e pequenos empreendimentos localizados na região, a realização de cursos de extensão tecnológica e organizacional, visando o desenvolvimento, com inclusão social, no Território da Cantuquiriguaçu, entre outras atividades.

A diretora do Campus, Janete Stofell, comentou que este é mais um espaço disponível para utilização pela comunidade acadêmica e regional. O CVT foi construído dentro do Campus a partir de recurso oriundo de uma emenda parlamentar, a qual foi intermediada pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, e que também contou com a contribuição de outras entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils). “O projeto do CVT, que é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi elaborado ainda em 2013”, informou a diretora.

Janete exemplifica o tipo de atividades que serão realizadas no CVT. “Entre outras atividades, funcionará no CVT o Núcleo de Estudos em Cooperativismo, o qual apoia e dá suporte para associações e cooperativas, buscando possibilitar que estas organizações obtenham melhorias nas condições de trabalho e renda para as pessoas. Além disso, o Centro será utilizado para a realização de cursos de capacitação voltados para agricultores, associados de cooperativas e pessoas vinculadas às diversas associações existentes na região e que tenham relação com as atividades propostas pelo CVT. Outros núcleos e grupos de estudos, além de projetos de Extensão, também utilizarão o espaço para o desenvolvimento de suas atividades”, relata Janete. A diretora destacou, ainda, que “é uma inauguração importante para o Campus, mas também é importante para a região, pois todas as atividades, os empreendimentos, os grupos ligados ao cooperativismo e à agroecologia, que precisem de suporte e que queiram nosso apoio, poderão ser acompanhados em projetos vinculados ao CVT”.

O Coordenador do CVT, Pedro Christoffoli, ressalta que “o foco do Centro é promover a integração entre a Universidade e a comunidade regional por meio da extensão tecnológica e organizativa. É um espaço que buscará integrar os conhecimentos da Instituição com as necessidades da comunidade”. Christoffoli falou sobre sua expectativa: “esperamos que a comunidade venha até aqui, visite e conheça nossas atividades para, a partir disso, podermos efetivar ações que promovam o desenvolvimento regional em uma perspectiva de inclusão social e diminuição de desigualdades. O CVT será o local chave para encontrar praticamente todas as atividades de Extensão desenvolvidas”.

A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, destacou em seu pronunciamento a importância da parceria estabelecida entre a Prefeitura e a UFFS. “Este é um espaço muito importante para toda a região. Foi um trabalho desenvolvido entre a UFFS, a prefeitura, a Acils e outras entidades, além de diversas pessoas que colaboraram para que o Centro se tornasse realidade em Laranjeiras do Sul. Neste dia estamos entregando o CVT não só para a UFFS, mas para toda região. É um espaço de interação com a comunidade”. A prefeita salientou, ainda, que “quando temos grandes parceiros e trabalhamos em torno de um objetivo em comum, que é o desenvolvimento regional, tudo dá certo”.

Confira as atividades, grupos e núcleos que já desenvolvem atividades no CVT:

Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP);
Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET);
Centro de Documentação em Cooperativismo e Desenvolvimento Regional – Padre Arizmendiarrieta (CEDOC);
Grupo de Pesquisa e Estudos em educação, Escola do Campo, Cooperação e Agroecologia (GEECA);
Desenvolve Consultoria Júnior (Empresa Júnior dos Cursos de Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Engenharia de Aquicultura);
Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Karu Porã (NEA-SSAN Karu Porã);
Programa de Educação Tutorial (PET – Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia);
Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu (NEA Cantuquiriguaçu);
Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico (AquaNEA).