Curso de Engenharia de Aquicultura participa de Seminário de Inovação e Tecnologia

Publicado em: 23 de outubro de 2015 07h10min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 12h01min

Estudantes e docentes do Curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram na última quarta-feira (21) do II Seminário de Inovação e Tecnologia de Piscicultura Cantuquiriguaçu, realizado no município de Porto Barreiro (PR). O evento faz parte da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo território nacional entre os dias 19 e 25 de outubro deste ano.

O Seminário, promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), Secretaria Estadual de Agricultura e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com diversas entidades, abordou assuntos relativos ao manejo e às espécies de peixes comerciais adaptados ao Território Cantuquiriguaçu, melhorias na fertilidade do solo, manejo e produção de tomates orgânicos em estufas e ainda demonstrações de insumos, sementes, plásticos para cobertura e melhoria no cultivo orgânico.

Conforme o professor Jorge Parra, “a Universidade é parceira do Comitê de Aquicultura da Cantuquiriguaçu através do Programa de Extensão 'Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: aspectos associados ao manejo, monitoramento ambiental, controle sanitário e controle do sistema de produção', por isso, fomos convidados para participar do evento, representando o curso de Engenharia de Aquicultura e a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul”.

Os docentes e estudantes da UFFS fizeram apresentações relacionadas à qualidade da água e ao cultivo e manejo de peixes e demais organismos aquáticos. Também foram apresentados alguns estudos desenvolvidos na Universidade, entre eles o cultivo de camarão de água doce, que é um estudo inédito para a região.

A estudante do curso de Engenharia de Aquicultura, Marília Passarin, relata a experiência obtida: “nossa participação foi muito importante. Percebemos o interesse dos agricultores pela temática e isso nos motiva. Além disso, a nossa participação permite o contato com os agricultores e assim podemos identificar que tipo de assistência eles precisam e como poderemos auxiliá-los”.

O professor Jorge Parra destaca o convite feito para o público presente no evento: “visitem a Universidade, conheçam os trabalhos desenvolvidos, temos muitas informações para repassar aos produtores, inclusive podemos fazer parcerias com diversas entidades visando fomentar a aquicultura na região”.

Sala Temática: Luz, Vida, Tecnologia e Sociedade

Outra atividade integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi a “Sala Temática: Luz, Vida, Tecnologia e Sociedade”, promovida durante o V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (V SEPE) e V Jornada de Iniciação Científica da UFFS, realizado no Campus Laranjeiras do Sul.

A sala temática oferece um conjunto de experimentos didáticos acompanhados de explicação, divididos em quatro subtemas: O que é luz?; Luz e vida; Luz e matéria; Luz e tecnologia.