Curso Interdisciplinar em Educação do Campo realiza aula inaugural em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 06 de janeiro de 2014 07h01min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 13h01min

Na próxima quarta-feira (8) serão realizados o ato de abertura e a aula inaugural da primeira turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Toda a comunidade pode participar deste momento de acolhida aos novos estudantes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, que traz uma temática importante para a região.

As atividades começam às 9h com a acolhida da turma e o ato solene de abertura, que serão realizados no Auditório do Bloco A, até às 12h.

Das 13h às 16h30 será realizada a aula inaugural, ministrada pelo economista e ativista social João Pedro Stédille, coautor de diversos livros sobre a questão agrária. O tema da aula será "Projetos de Desenvolvimento em disputa e o papel da Universidade".

Às 19h30, no Assentamento Oito de Junho, haverá uma atividade cultural e uma palestra ministrada por Stédille, com o tema "Os projetos de desenvolvimento para o campo na atual conjuntura".

"Este curso é de grande expectativa para a universidade, tendo o diferencial de um currículo trabalhado dentro do sistema de alternância, ou seja, buscando integrar a formação teórica, acadêmica, com as experiências práticas e vivências sociais e culturais das comunidades de onde os estudantes são oriundos", aponta a professora Solange Todero Von Onçay, coordenadora do curso.

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo pretende fortalecer o debate das políticas públicas sobre a educação do campo, estreitando o vínculo dessas políticas com a formação de professores para a área de ciências humanas e sociais, capacitando-os para a docência em história, geografia, sociologia e filosofia.