Estudante do Campus Laranjeiras do Sul é um dos vencedores do hackathon do Show Rural Coopavel
Equipe ganhou uma viagem para ecossistema de Toronto, no Canadá

Publicado em: 07 de fevereiro de 2020 11h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2020 12h02min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foi representada pelo estudante do curso de Agronomia Evandro Luis Boni no Hackathon Show Rural Coopavel, realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Cascavel (PR).

O hackathon teve como temática “A tecnologia e inovação como fatores de desenvolvimento da produtividade sustentável do agronegócio”. A proposta do evento foi desafiar os participantes a pensarem na inovação na forma de conectar produtores e agroindústrias através do desenvolvimento de protótipos, softwares e outros projetos que possam ser aplicados ou desenvolvidos para esse objetivo.

Evandro integrou a equipe “Mimosa”, que tinha como participantes Rodrigo Toledo, Paulo Fabiano Muschalski, Joaz Vieira Soares e Robby Michael Cavalheiro. Buscando resolver uma demanda da área de produção de leite, a equipe apresentou projeto para desenvolver um sistema de controle de temperatura no qual o produtor, a cooperativa ou a empresa que  entrega a produção, conseguem acompanhar, em tempo real, a temperatura do ambiente. Em caso de problemas, o sistema dispara avisos para que sejam adotadas medidas que evitem perdas.

Como prêmio pelo primeiro lugar, a equipe ganhou uma imersão internacional em um dos principais ecossistemas do mundo, o ecossistema de inovação de Toronto, no Canadá, além de mentorias com ACIC LABS e SEBRAE e participação nos programas de pré-incubação e pré-aceleração das entidades parceiras. Essa foi a segunda edição do Hackathon Show Rural Coopavel. Participaram do evento 15 equipes formadas por 5 integrantes cada.

O estudante relata que os integrantes da equipe se conheceram no local do evento e comenta como funcionou a competição: “Os agricultores apresentaram alguns problemas reais das propriedades e nós procuramos soluções para resolvê-los usando nossas expertises. Tivemos 36 horas ininterruptas para apresentar a solução, a maratona iniciou às 8h do dia 3 e encerrou às 16h do dia 4, e nesse tempo desenvolvemos nosso projeto. Nossa equipe foi denominada Mimosa pois o problema que buscávamos resolver era relacionado à produção de leite”.

Sobre o problema que buscaram apresentar a solução Evandro explica que “o agricultor possui na propriedade um tanque de expansão, que funciona como uma geladeira e acondiciona o leite a granel. Esse tanque precisa manter o leite resfriado entre 3 e 4 graus, pois em temperaturas acima dessa média as bactérias se proliferam e comprometem a qualidade do produto e, algumas vezes, acontece queda de energia, acaba o gás do resfriador ou outros problemas que ocasionam o aumento da temperatura do leite. Esses problemas nem sempre são percebidos pelo produtor pois, embora o resfriador tenha um termômetro, o agricultor não tem condições de conferir toda hora essa temperatura”.

Sobre a solução apresentada, o estudante descreve: “Elaboramos um software com uso de um sensor que permanece acondicionado com o leite. Esse sensor encaminha o sinal para um banco de dados online e esse banco de dados pode ser visualizado tanto pela empresa que recebe o leite quanto pelo produtor. Quando ocorre problemas em relação à temperatura, o sistema emite um alerta sonoro para o produtor a qualquer hora do dia, inclusive enviando alerta e ligando para o celular do agricultor para que ele verifique o problema. A empresa que coleta o leite também consegue monitorar se ele tem condição de ser coletado ou não, evitando prejuízos tanto para a empresa quanto para o produtor. Dentre as 15 equipes competidoras, nós conquistamos o primeiro lugar e ganhamos a viagem para Toronto no Canadá”.

Hackathon Show Rural Coopavel
É uma maratona de desenvolvimento de soluções para problemas da agroindústria. O evento busca estimular o desenvolvimento de soluções para problemas e desafios, permitindo a colaboração para a captação de ideias e uso de conhecimentos multidisciplinares que possam ser transformados em novas tecnologias e negócios para integrar o sistema agroindustrial da região oeste do Paraná.

Galeria de Imagens: