Estudantes da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul visitam a Região das Missões, no Rio Grande do Sul

Publicado em: 31 de julho de 2013 10h07min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

São Miguel das Missões (RS) e Santo Ângelo (RS) foram os destinos de um grupo de 55 acadêmicos dos cursos de Engenharia de Aquicultura, Ciências Econômicas e Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, no dia 27 de julho. Na viagem, os alunos visitaram museus, a Catedral Angelopolitana e as ruínas jesuíticas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

A atividade faz parte da disciplina de “História da Fronteira Sul”, ministrada pelo professor Criatiano Durat, que é comum aos três cursos. Além de Durat, acompanharam os estudantes na viagem os docentes Felipe Monteiro e Siomara Marques.

O Sítio Arqueológico visitado pelo grupo, localizado em São Miguel das Missões, foi reconhecido pela Unesco, em 1983, como patrimônio da humanidade devido à sua importância histórica e cultural. No local, é encontrado um conjunto de vestígios arqueológicos da redução de São Miguel Arcanjo, fundada por padres jesuítas e índios guaranis, no ano de 1687.

Em Santo Ângelo, os estudantes conheceram a Catedral Angelopolitana, que tem seu estilo inspirado na catedral da Redução de São Miguel Arcanjo, com traços renascentistas e barrocos. No município, foram visitados ainda o Museu Dr. José Olavo Machado, que abriga importantes materiais do período jesuítico-guarani, além do Memorial Coluna Prestes e Museu Ferroviário.

Segundo Durat, as missões jesuíticas são bastante abordadas na disciplina de “História da Fronteira Sul” e, com a viagem à Região das Missões, os alunos puderam conhecer in loco o tema estudado em sala de aula. “As ruínas jesuíticas são um ponto chave para entender como as sociedades da região organizavam-se no século XVIII. A partir das leituras realizadas nas aulas, fomos conhecer de fato como tudo isso se estruturava e como era, também, a arquitetura da época, considerada bastante avançada para aquele período”, ressalta o professor.