Universitários haitianos do Campus Laranjeiras do Sul celebram o Dia da Bandeira do país
Estudantes prepararam e serviram a tradicional sopa joumou

Publicado em: 18 de maio de 2017 16h05min / Atualizado em: 18 de maio de 2017 16h05min

No dia 18 de maio é comemorado o Dia da Bandeira no Haiti. No Campus Laranjeiras do Sul os estudantes haitianos organizaram algumas atividades culturais para celebrar a data. Entre elas, foi organizada uma exposição fotográfica intitulada de “Haiti Cherie” (Haiti Querido), em que os alunos buscaram demonstrar um pouco mais de sua história, cultura, pontos turísticos do país, entre outros.

Além da exposição de fotos, os haitianos prepararam uma bancada na qual apresentavam curiosidades e esclareciam dúvidas dos visitantes a respeito de sua terra.

Outra atividade que se destacou na comemoração do Dia da Bandeira foi a degustação de um prato típico, preparado pelos próprios estudantes, a sopa joumou, tradicional sopa de abóbora. Para os haitianos o prato é considerado um dos símbolos de independência do Haiti, sempre servido no primeiro dia do ano em homenagem à luta pela liberdade.

Dia da Bandeira

Comemorado no dia 18 de maio, o Dia da Bandeira é uma data muito importante para os haitianos, pois foi nesta data, em 1803, que Jean Jacques-Dessalines – responsável por, mais tarde, proclamar a independência do país – rasgou a parte central da bandeira francesa durante o Congresso de Arcahaie, unindo as cores vermelha e azul, simbolizando a união entre os negros e mulatos. Assim, nascia a bandeira do Haiti, considerada um marco no processo de independência do país.