I Workshop Verde é realizado no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 08 de junho de 2016 08h06min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

Aconteceu durante a última terça-feira (07), na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, o “I Workshop Verde – práticas voltadas à responsabilidade socioambiental”. O evento, que teve na programação a realização de mais de 10 oficinas, além de exposição de fotos, contou com intensa participação de acadêmicos e servidores da UFFS, além de estudantes, docentes e demais pessoas da comunidade regional.

Conforme a coordenadora do evento, Ceyça Borges, “o I Workshop Verde teve como objetivo fomentar o tema responsabilidade socioambiental e demonstrar práticas voltadas à preservação do meio ambiente”. Ceyça destaca que “se buscou sensibilizar a comunidade acadêmica e regional sobre as questões socioambientais e responsabilidade que devemos ter sobre estes temas”.

A docente relata ainda que o evento oportunizou a aproximação entre a comunidade regional e a comunidade acadêmica. “O I Workshop Verde promoveu a integração entre acadêmicos, professores, profissionais de diversas áreas e a comunidade regional, possibilitando a agregação de novos conhecimentos. Foi possível mostrar aos participantes práticas aplicáveis referentes à educação socioambiental, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Além disso, permitiu vivências em planejamento e desenvolvimento de eventos na dinâmica da vida acadêmica” explica Ceyça.

No decorrer do evento, foram realizadas oficinas sobre aquecedor solar, compostagem, biofertilizantes, cisterna, malefícios dos alimentos ultraprocessados, horta suspensa, plantio de árvores, sabão em pedra, sabão líquido, sacolas reutilizáveis, brinquedos de materiais recicláveis e reaproveitamento de alimentos. Também foram expostas fotos com a temática “preservação e degradação de áreas em Laranjeiras do Sul”.

Para a pedagoga Terezinha Rocha, docente no Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck, de Laranjeiras do Sul, a participação no workshop foi muito interessante. A professora comenta a satisfação de ver seus ex-alunos estudando na UFFS. “Estou fascinada com o conteúdo abordado nas oficinas, são conhecimentos aplicáveis no nosso dia a dia. Além disso, fiquei muito feliz em ver acadêmicos da UFFS, que já foram meus alunos, trabalhando como oficineiros no workshop”.

A pedadoga destaca ainda que “as oficinas foram uma oportunidade para que os estudantes da UFFS aplicassem na prática seus conhecimentos e compartilhassem um pouco deste conhecimento com os visitantes. Além disso, proporcionou o contato dos alunos do Ensino Médio com a Universidade. Para nós isso é muito importante, pois a visita na UFFS também tem a função de estimular e despertar nos estudantes do Ensino Médio o interesse em cursar uma Graduação” finaliza Terezinha.

O workshop também recebeu a visita de membros de associações e outras entidades da comunidade, como o caso de Carla Romancini, integrante do Clube de Mães do Bairro Panorama. Carla relatou um pouco da sua participação: “foi muito interessante participar desta atividade, pois foram explicadas ações que podemos aplicar no nosso dia a dia, como a oficina das sacolas reutilizáveis. No período da tarde participamos das oficinas do sabão em barra e líquido, uma oportunidade para aprendermos a fazer esses produtos em casa e economizar”.

Arborização do Campus

Uma das oficinas trabalhadas durante o workshop foi o plantio de árvores nativas, o qual permitiu o início da arborização nos estacionamentos do Campus. Para a acadêmica Thais Kaminski Primak, da 7ª fase de Agronomia, “as árvores são plantadas próximas umas das outras porque estamos 'imitando' como acontece seu desenvolvimento na natureza”.

O docente Julian Cassarino explica que “quanto mais próximas as árvores estiverem umas das outras, mais elas competem por luz, portanto há uma tendência delas crescerem mais rapidamente”. O professor esclarece, ainda, que “foi observado o 'Plano de Arborização do Campus', o qual foi dividido em duas etapas, emergencial e definitivo, e implantamos o plano emergencial primeiramente para garantirmos sombra o mais breve possível, depois substituiremos estas espécies por outras que serão as definitivas”, relata Cassarino.

No decorrer da atividade foram plantadas quatro árvores em frente ao Bloco A, as quais simbolizam o início do processo de arborização e a realização do I Workshop Verde.

Organização

O evento foi organizado pelos acadêmicos matriculados na disciplina Responsabilidade Socioambiental (7ª fase do curso de Agronomia), ministrada pela professora Ceyça Borges, conjuntamente com os alunos da 1ª fase do curso matriculados na disciplina Meio ambiente, Economia e Sociedade, ministrada pelo docente Julian Cassarino. Teve também a colaboração de docentes e acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos.