II Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos é realizada no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 12 de maio de 2015 08h05min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 15h01min

Acontece, entre os dias 11 e 13 de maio, a II Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O evento tem em sua programação palestras, mesas-redondas e minicursos que abordam a temática “processamento de alimentos e compartilhamento de experiências”. As atividades são realizadas no Bloco A e nos prédios dos laboratórios do Campus.

Na segunda-feira (11), durante a abertura, foram realizadas palestras e uma mesa-redonda. Durante a terça-feira ocorrem palestras com profissionais que atuam em agroindústrias da região e debates sobre a criação da Empresa Junior. Na quarta-feira, o evento segue com duas palestras no período da manhã e a tarde com 5 minicursos sobre temas variados.

A respeito das palestras, o docente Thiago Bitencourt, que auxiliou os estudantes na organização do evento, comenta que “foram estabelecidas parcerias com professores e empresas da região, visando oferecer um conteúdo diversificado. Temos palestras com professores da UFFS e de outras Universidades, palestras oferecidas por empresas da região e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Algumas são voltadas para questões mais acadêmicas, outras para a área da indústria, gestão de projetos, aberturas de empresas, empreendedorismo. Essa diversificação visa englobar vários níveis e possibilidades para a atuação do engenheiro de alimentos”. Sobre os minicursos, Bitencourt comenta que “são diferentes daqueles oferecidos na 1ª versão da Semana, justamente para fomentar nos alunos o interesse pelas novidades e por diferentes técnicas de trabalho e, certamente, a participação nos minicursos agregará novos conhecimentos para os alunos”.

Para a estudante Mayara Kuasnei, “o evento está sendo muito interessante. Estou na 5ª fase, e é a partir deste semestre que estudamos as disciplinas específicas do curso e estamos conseguindo relacionar as palestras com a teoria estudada em sala de aula. Também temos a oportunidade de ter contato com profissionais engenheiros de alimentos e com estudantes que estão concluindo o curso. Essas pessoas estão relatando suas experiências profissionais, de estágios, e apresentando diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, diz Mayara. Para a estudante, “esses relatos ajudam no esclarecimento de muitas dúvidas dos estudantes”, por isso avalia o evento como “um momento acadêmico muito importante”.

Em relação aos minicursos, a estudante revela sua expectativa: “certamente os minicursos agregam muito conhecimento aos participantes. Os temas são muito interessantes, gostaria de fazer todos, mas optei pelo minicurso de produção de leites concentrados, pelo fato de que na região de Laranjeiras do Sul existe uma expressiva produção na área e temos diversos laticínios na região”. Quanto à organização do evento, Mayara salienta que “o evento foi muito bem organizado, a escolha das palestras e minicursos foi acertada. A equipe toda está de parabéns”, finaliza.

Organização

A II Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos (II Semea) é organizada por acadêmicos da 7ª fase do curso, com auxílio dos docentes Eduarda Bainy e Thiago Bitencourt.