Iniciada obra para implantação de campo de futebol no Campus Laranjeiras do Sul
Campo será instalado nas proximidades do Bloco Docente/Administrativo

Publicado em: 06 de junho de 2019 17h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2019 09h06min

Na manhã de quinta-feira (06), foi iniciada a terraplanagem da área onde será implantado o campo de futebol na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. A iniciativa da construção do espaço foi do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Laranjeiras do Sul, que recebeu apoio da Direção do Campus e dos vereadores Alex Fernando Schroeder e Marcio Gonçalves. O campo será instalado nas proximidades do Bloco Docente/Administrativo.

Conforme o estudante Rodrigo Soares, atual presidente do DCE do Campus Laranjeiras do Sul, esse é um projeto que estava sendo desenhado há cerca de um ano e meio. "Buscamos apoio da Direção e Coordenação Administrativa do Campus e nossa demanda pela disponibilização de uma área onde pudéssemos construir o campo foi prontamente atendida. Desde o início a Direção se mostrou disposta a ajudar o DCE nesta demanda e agendou reunião na Prefeitura para discutir o assunto. Posteriormente tivemos contato com o vereador Alex, que atendeu nosso pedido e, junto com o vereador Márcio, viabilizaram, com recursos próprios, a máquina para a terraplanagem do terreno”.

Soares explica que “a segunda etapa será a realização da análise do solo, para a qual teremos ajuda do professor José Francisco Grillo. Posteriormente faremos a implantação do gramado. Nossa expectativa é que até a metade do próximo ano o campo esteja disponível para uso. Esperamos que seja um espaço de convivência e de interação entre comunidade acadêmica e regional”.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, “a viabilização do campo de futebol é muito importante, especialmente para os estudantes que terão um pequeno espaço de lazer dentro do Campus. É uma demanda que vem sendo trabalhada a cerca de um ano e felizmente agora, com o esforço dos vereadores Alex e Marcio, conseguimos a máquina que está fazendo a terraplanagem do terreno”.

Janete salienta que “é um primeiro espaço que está sendo disponibilizado para que nossos estudantes tenham oportunidades de lazer e que também será um espaço para a comunidade usufruir, por isso que o trabalho coletivo desenvolvido entre as entidades é importante”. Janete lembra que “existe um projeto mais audacioso, que é a construção de um ginásio poliesportivo, mas com os bloqueios orçamentários e os contingenciamos que vivenciamos desde 2015 essa construção acabou não sendo possível. Buscamos recursos via emendas parlamentares, que não se viabilizaram ainda”.

A diretora finaliza destacando a iniciativa da atual direção do DCE. “Uma das pautas que tivemos durante a nossa gestão foi aumentar a autonomia estudantil. Estamos vivenciando uma experiência muito interessante, tendo em vista que a atual diretoria do DCE é ativa e tem muita iniciativa para buscar o atendimento de suas demandas, o campo de futebol é fruto desse trabalho”.