Instrumentistas da comunidade podem participar da Orquestra da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 19 de março de 2014 08h03min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 09h01min

Quem sabe tocar violino, viola de arco, violoncelo e baixo rabecão pode ingressar na Orquestra da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. Os interessados em participar dos ensaios e das apresentações da orquestra têm até o dia 10 de abril para entrar em contato com o professor Martinho Machado Junior, articulador de Cultura, pelos telefones (42) 8412-9147 e (42) 9166-4905 ou pelo e-mail cultura.ls@uffs.edu.br.

A Orquestra da UFFS conta hoje com 25 integrantes, entre alunos, professores, servidores técnico-administrativos e comunidade externa. Seu repertório envolve músicas populares e eruditas e é mudado aos poucos, a cada ano. Os ensaios acontecem na praça José Nogueira do Amaral (Laranjinha), aos sábados, das 15h às 16h30min.

"Os participantes da orquestra têm a oportunidade de estudar um instrumento específico, aperfeiçoar sua técnica instrumental e desenvolver habilidades na prática em conjunto", explica o professor Machado Junior.

A orquestra surgiu a partir do edital Bolsa Cultura no ano passado. Seu principal objetivo é desenvolver a habilidade artística musical dos participantes e difundir a música orquestrada na região.

No calendário de apresentações para o primeiro semestre de 2014 estão previstas apresentações em Realeza (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS), cidades onde a UFFS também possui campi.