Interdisciplinar em Educação do Campo promove acolhida de sua 2ª turma em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 21 de maio de 2014 08h05min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Foi realizada na última segunda-feira (19) a acolhida aos 39 novos alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que ingressam na segunda turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, no Campus Laranjeiras do Sul. As atividades iniciaram com uma mística de abertura, seguida pela aula inaugural e lançamento do filme “O veneno está na mesa 2”, na forma de cine-foro.

Alunos da primeira turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e do curso Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências Exatas e da Natureza realizaram uma mística de abertura. Crianças da Escola Rural Municipal Raquel de Queiroz, de Passo Liso, Laranjeiras do Sul, também participaram da mística cantando canções.

Em seguida, foi composta a mesa oficial de abertura, da qual participaram João Alfredo Braida, pró-reitor de Graduação; Paulo Henrique Mayer, diretor do Campus Laranjeiras do Sul; Andrea Francine Batista, coordenadora do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas; Tiago Prestes, representante do Centro Acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências Exatas e da Natureza; e Marconielson Martins, aluno da primeira turma do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas.

Na sequência, houve a aula inaugural, com o tema “Fundamentos da Educação do Campo”, com Fernando José Martins, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Foz do Iguaçu. O professor da UFFS Elemar do Nascimento Cezimbra participou como debatedor.

À noite, houve o lançamento do filme "O veneno está na mesa 2", de Silvio Tendler. O filme foi apresentado na forma de cine-foro e teve como debatedor o professor Pedro Ivan Christoffoli. A plateia contou com a participação de estudantes dos cursos Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências Exatas e da Natureza, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos e Agronomia.