Jornada sobre Associação Internacional dos Trabalhadores acontece amanhã (29) em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 28 de abril de 2014 08h04min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 10h01min

Nesta terça-feira (29), das 19h às 22h, no auditório do Bloco A, acontece o início da “Jornada de Rememorização dos 150 anos da Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT)”. O evento é uma iniciativa do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

Durante os meses de maio a setembro deste ano serão organizados diversos grupos de estudos sobre a AIT, que culminarão em um evento de encerramento, de 25 a 27 de setembro de 2014, com mesas de debates e apresentação dos estudos feitos nos grupos. O encontro desta terça-feira inicia as atividades do projeto, que é coordenado pelos professores Luiz Carlos de Freitas, Ana Hammel, Andrea Francini e Elemar Cezimbra.

Iniciando os trabalhos, o encontro de amanhã servirá para organizar os grupos de estudos e montar o cronograma dos encontros. Cada um desses grupos será coordenado por um dos professores participantes ou outros que queiram colaborar com o projeto.

Os objetivos da jornada são estudar os textos clássicos que subsidiaram o debate teórico de meados do século XIX e que culminaram com a fundação da AIT; debater a necessidade histórica da organização proletária para a superação da sociedade capitalista e para a construção da sociedade socialista; e discutir a atual organização proletária no Brasil e no mundo.

Para isso, nos encontros serão abordados os seguintes temas, entre outros:

História da criação da Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores (1864);

O papel da educação na formação política para a emancipação humana;

As lutas dos trabalhadores desencadeadas a partir da Primeira Internacional;

As crises do capitalismo do século XX ao século XXI;

As atuais organizações sociais dos trabalhadores e suas formas de luta.

A carga horária total é de 60 horas: 40h em grupos de estudos e 20h no evento de encerramento, que será nos dias 25 a 27 de setembro). Haverá certificado para quem tiver 75% de presença. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail jornadatrabalhadores@outlook.com.

Tanto os grupos de estudos quanto o evento final é aberto a todas as pessoas da UFFS e da sociedade em geral que tenham interesse em estudar a temática. Também a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Dois Vizinhos e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo realizarão o mesmo estudo e participarão no evento final com suas delegações.