Laranjeiras do Sul: Audiência Pública discutirá novo PPC do Curso de Agronomia

Publicado em: 18 de agosto de 2016 08h08min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

O Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizará, no dia 25 de agosto, Audiência Pública para discutir a nova proposta do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O encontro acontecerá no Auditório do Bloco A do Campus a partir das 14h. A comunidade acadêmica e regional está convidada para participar.

Conforme explica o coordenador do Curso de Agronomia, Rubens Fey, a participação da comunidade regional é fundamental nesse processo, pois “a sociedade da região receberá a maior parte dos profissionais de Agronomia formados na UFFS. E a responsabilidade vai além, pois a comunidade pode auxiliar no processo formativo, possibilitando alternativas de interação dos estudantes com as instituições e as unidades de produção da região, por meio dos projetos de Extensão, Pesquisa e de Ensino. Queremos que a formação dos alunos não seja apenas ‘para’ a comunidade e sim ‘com’ a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional.”

De acordo com o coordenador, mudanças no PCC não são rotineiras. “O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso continuamente discute e faz a avaliação pedagógica. Quando existe um acúmulo de discussões que justificam mudanças significativas no PPC, o processo de reformulação é realizado”. Segundo Fey, “as alterações devem ter um intervalo mínimo de um ciclo formativo, de cinco anos neste caso. Esta alteração agora é necessária, pois o atual PPC foi produzido em 2010. Agora, com o quadro de docentes consolidado e os conhecimentos das necessidades da região, entendemos que mudanças precisam ocorrer”.

PPC

O Projeto Pedagógico do Curso é a ferramenta que estabelece as diretrizes pedagógicas responsáveis pela formação dos futuros profissionais. Nele estão contidas, desde a justificativa de existência do curso, o perfil do egresso que é pretendido, os objetivos do curso, a grade curricular, as estratégias de interação entre Pesquisa, Ensino e Extensão, além das estruturas físicas e humanas do Curso de Agronomia, entre outros.