Laranjeiras do Sul: Educação do Campo, 3º melhor projeto do país, está com inscrições abertas

Publicado em: 14 de março de 2016 08h03min / Atualizado em: 03 de janeiro de 2017 16h01min

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul foi implantado no ano de 2013. O curso destina-se à formação de professores para atuar nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, ministrando as disciplinas de História e Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e História, Geografia, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio.

A implantação do curso foi resultado de uma proposta elaborada por docentes do Campus que submeteram o projeto ao Edital Nº 02/2012 SESU/SETEC/SECADI/MEC – Pronacampo, que selecionou Instituições Federais de Educação Superior (IFES) para a criação dos novos cursos de Educação do Campo, visando contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades rurais e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações do campo, tendo como prioridade a garantia da formação inicial de professores em exercício nas escolas do campo que não possuem o Ensino Superior.

O Projeto Pedagógico (PPC) para a implantação do curso de Licenciatura em Educação no Campo na UFFS foi classificado, pelo Ministério da Educação (MEC), como o terceiro melhor entre os 45 projetos apresentados por IFES de todas as regiões do Brasil.

Inscrições Abertas

O curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura publicou recentemente o Edital Nº 076/UFFS/2016, que trata do Processo Seletivo Especial para provimento de vagas no curso. Através do edital estão sendo ofertadas 60 vagas para ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2016. O curso é ofertado na modalidade presencial, em turno integral e em regime de alternância.

Para inscrever-se no processo seletivo o candidato precisa enquadrar-se em ao menos uma das seguintes categorias:

Categoria 1 - Professores em exercício que não possuem curso de graduação e estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; 
Categoria 2 - Interessados na temática da Educação do Campo e nas Ciências Humanas e Sociais que não possuem Ensino Superior;
Categoria 3 - Interessados na temática da Educação do Campo e nas Ciências Humanas e Sociais que possuem Ensino Superior.

As inscrições seguem até o dia 31 de março de 2016 e o procedimento deverá ser realizado pessoalmente ou por procuração simples, na Secretaria Geral de Cursos, localizada na sala 126 do Bloco de Professores/Administrativo, situado à Rodovia BR 158, km 405, s/n, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Os telefones de contato, para outras informações, são (42) 3635-0000 ou 3635-0043.

Também serão aceitas inscrições via Sedex, postadas até 22 de março de 2016, enviadas para o endereço: Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, Km 405, Caixa Postal: 106; Laranjeiras do Sul – PR, CEP: 85301-970, indicando-se no destinatário “PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO DO CAMPO”. As inscrições postadas após este prazo não serão homologadas.

Outras informações podem ser obtidas ligando para (42) 3635 0043.