Laranjeiras do Sul: últimos dias para se inscrever no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado em: 28 de abril de 2016 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

Os interessados em candidatar-se às vagas ofertadas no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul têm até o dia 10 de maio para protocolar a inscrição. Através do Edital Nº 255/UFFS/2016, são oferecidas até 20 vagas para ingresso no segundo semestre de 2016.

 Poderão se inscrever no processo seletivo candidatos que concluíram curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de nível superior até o ato de matrícula.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos tem como área de concentração "Biociência e Tecnologia de Alimentos". O curso está dividido em quatro linhas de pesquisa, dentre as quais o candidato poderá optar no momento da inscrição: Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; Microbiologia e bioprocessos; Análise de alimentos e química de processos verdes; e Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até dia 10 de maio de 2016, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 16h30, na Secretaria de Pós-Graduação, Sala 232 do Bloco de Professores/Administrativo do Campus, localizado na BR 158, Km 405, em Laranjeiras do Sul-PR. Também serão aceitas inscrições pelo Correio, via Sedex, aos cuidados da Secretaria da Pós-Graduação do Campus de Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Caixa Postal 106, Laranjeiras do Sul, PR, CEP 85301-970, desde que postadas até o dia 10 de maio de 2016.

Na inscrição, o candidato deve instruir seu requerimento com os seguintes documentos:

I – formulário de inscrição;

II – cópia simples do documento de identidade e do CPF;

III – cópia simples do diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de nível superior até o ato de matrícula;

IV – cópia simples do Histórico Escolar de curso superior;

V – currículo impresso obrigatoriamente na versão fornecida pela plataforma Lattes do CNPq, com cópia simples de documentos comprobatórios;

VI – cópia simples de documento que comprove estar em dia com as obrigações militares (apenas para candidatos do sexo masculino), no caso de candidato brasileiro. De acordo com a legislação vigente, este item não se aplica aos candidatos autodeclarados indígenas;

VII – cópia simples do título de eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada (emitida pelo site www.tse.jus.br), no caso de candidato brasileiro;

VIII – certificado de proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.

Para os candidatos autodeclarados indígenas e candidatos autodeclarados com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, deverá ser acrescida à lista de documentos os demais documentos relacionados no Edital.

Reserva de Vagas

De acordo com as resoluções nº 33/2013 e 04/2015 do Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI), são reservadas duas vagas aos candidatos autodeclarados indígenas e uma vaga para candidatos com deficiência, que tenham sido classificados no processo seletivo.

Seleção

O processo seletivo será realizado em três etapas diferenciadas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, na seguinte ordem: prova escrita, análise do currículo e entrevista.

As etapas do processo seletivo ocorrerão conforme o cronograma indicado no edital. Outras informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone (42) 3635 0014.